23 ago Nova missão do Unicamp Ventures e Lamas Corp são apresentados em Meetup
Por Kátia Kishi
Com nova missão, valores e até identidade visual, o grupo de ex-alunos empreendedores Unicamp Ventures realizou ontem seu primeiro Meetup com o case de sucesso da empresa-filha da Unicamp, Lamas Corp.
O evento, que aconteceu no prédio Vértice do Parque Científico e Tecnológico da Universidade, foi inspirado em um modelo popular no Vale do Silício, em que as pessoas se encontram informalmente e conversam, geralmente, de pé; o que facilita a comunicação e networking entre os participantes.
Segundo o presidente executivo do grupo, José Augusto Moura, esse formato de encontro faz parte da missão do Unicamp Ventures, que é conectar as empresas-filhas da Unicamp e potencializar o sucesso dessa comunidade: “Percebemos que os ex-alunos empreendedores têm orgulho de ter a Unicamp na história e buscam pertencimento. O grupo UV propicia este espaço para compartilhar experiências empreendedoras, ideias e até prospectar oportunidades de negócios”, justificou Moura.
Com os valores e missão definidos, o presidente executivo do grupo explicou que fazia sentido uma renovação da marca que expressasse essa mudança, além de evidenciar a conexão do grupo com a Agência de Inovação Inova Unicamp, motivo por usar as cores da Agência na nova marca do grupo.
Para o professor Newton Frateschi, diretor-executivo da Inova Unicamp e presidente do conselho consultivo do grupo Unicamp Ventures, “a Inova é o cordão umbilical entre os ex-alunos empreendedores e a Unicamp na medida em que propicia a realização de diversas ações para o fomento da cultura empreendedora, que vão desde o oferecimento de disciplinas de empreendedorismo, até o mapeamento anual das empresas-filhas da Unicamp e a organização de eventos como esse, o primeiro de muitos outros”, adiantou.
O case de sucesso da noite foi apresentado pelo co-fundador do Lamas Corp, David Figueira. A empresa guarda-chuva atua no ramo de cervejas artesanais: “Eu achei a experiência maravilhosa, a interação foi fantástica de várias empresas-filhas e alunos que vieram tirar suas dúvidas e compartilhar suas vivências”, surpreendeu-se Figueira.
Entre os alunos presentes interessados em conhecer mais o mercado de cervejas artesanais, estava Mayra Mendonça, mestranda da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA Unicamp), que tem o sonho de trabalhar no ramo cervejeiro, motivo que a atraiu ao evento, conforme contou: “O evento trouxe a oportunidade de falar tanto do mercado de cervejas, produtos derivados, além de fazer networking. Por isso que, para mim, foi tão importante ter participado e continuar participando para ter mais conhecimento e um dia, quem sabe, abrir uma cervejaria para fazer o que a gente gosta”.
Já está marcado o Encontro Anual Unicamp Ventures para o dia 24 de outubro no Centro de Convenções (CDC) da Unicamp (em breve mais informações).
Lamas Corp: Do hobby para o negócio
David Figueira, co-fundador da empresa-filha da Unicamp apresentada, compartilhou a história do grupo corporativo que nasceu em 2000 com um kit de cerveja artesanal caseiro e um blog sobre o tema. Ao perceberem que a oportunidade de negócio em comercializar insumos e equipamentos para cervejeiros caseiros, abriram a Lamas Brew Shop, a primeira do grupo e que já tem mais de 30 mil clientes ativos com dois mil produtos à venda.
Em contato profundo com o mercado cervejeiro, Figueira explicou que o grupo vislumbrou outras oportunidades dentro do ramo especializado, como um clube de assinatura para cervejeiros experientes com receitas novas, um braço focado em atender microcervejarias ao vender insumos no modo atacado, uma microcervejaria própria que atende produções terceirizadas (visto que o custo de uma microcervejaria é elevado no Brasil) e que mantém projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) com universidades brasileiras.
A mais recente do grupo, é o bar Lado B, único com 23 bicos de chopes na cidade de Campinas com as bebidas produzidas pelos clientes das outras empresas. “Uma curiosidade sobre o nome, é que no lado b dos vinis de música que tinham as gravações menos comerciais e experimentais, como no nosso bar que só tem cervejas artesanais da região e com ingredientes de produtores locais. Nós valorizamos muito o comércio local e essa experiência para os consumidores”, complementou Figueira.
Para quem quiser mais informações para produzir sua cerveja, confira um vídeo e tutorial da Lamas aqui.