Empresa-filha da Unicamp aposta na inteligência artificial para otimizar processos industriais

Empresa-filha da Unicamp aposta na inteligência artificial para otimizar processos industriais

Por Karen Canto

Com a proposta de usar a inteligência artificial na otimização de processos industrias, a startup I.Systems, empresa-filha da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), vem se consolidando no mercado como uma das startups mais promissoras em inovação e tecnologia com foco em controle e automação de processos, visando aumento de produtividade e redução de custos. 

Fundada em 2007 por ex-alunos da Engenharia da Computação da Unicamp, a empresa  desenvolve softwares baseados em inteligência artificial e machine learning, capazes de atuar em vários segmentos da indústria como alimentos, papel e celulose, petroquímica, entre outros, conforme explica Igor Santiago, sócio fundador e CEO da I.Systems, sobre ampla atuação da empresa.

O primeiro produto da I.Systems foi o Leaf, um software de controle avançado de processos que chegou ao mercado em 2010 e logo teve seu primeiro grande desafio em uma indústria de refrigerantes em Jundiaí:

“O objetivo nessa indústria alimentícia era reduzir o desperdício de líquidos no processo de envase das bebidas e o nosso software foi muito eficiente”, explica Santiago, que elenca outras características do software, como rápida implantação e interface de fácil interação. O sistema vem sendo empregado também no setor do agronegócio, na produção do etanol. Nesse caso, a ferramenta atua no controle de pressão e temperatura dos aparelhos, aumentando a estabilidade e eficiência do processo de destilação do etanol. 

 

A inovação e relacionamento com a comunidade

Segundo o empreendedor, os bons resultados da empresa são frutos de investimento em pesquisa e relacionamento com a comunidade empreendedora. 

A startup, que esteve incubada de 2008 a 2010 na Softex, aproveitou as conexões para aprimorar seu negócio: “A nossa incubação foi uma experiência muito boa. Nós tivemos um consultor de negócios que nos apresentou ferramentas e conceitos como estratégia competitiva que foram muito úteis no desenvolvimento da empresa”, compartilha Santiago sobre sua experiência sobre a incubação.

Além de sua atuação no mercado, a I.Systems foi uma das empresas que fundou o Campinas Startups, primeira organização formal de Startups da cidade e que deu origem ao CampinasTech. “Participar dessa iniciativa, no ecossistema privilegiado de Campinas é um diferencial positivo, pois coloca em contato vários empreendedores de diferentes áreas, capazes de compartilhar experiências”, afirma Santiago.

Atualmente, a empresa continua investindo em pesquisa e já realizou o pedido de patentes relacionadas às suas ferramentas no Brasil e no exterior: “Nós depositamos o pedido de patente em nove países, sendo que na França e na Alemanha já foram concedidos”. A Startup também conta com o suporte da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) por meio do Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE).

 * Este caso de sucesso foi submetido na chamada de empresas-filhas do agronegócio, realizada em parceria do grupo Unicamp Ventures e Agência de Inovação da Unicamp.

Karen Canto é graduada e mestre em química pela UFRGS, doutora em Ciências pela Unicamp, aluna do curso de especialização em jornalismo científico Labjor/Unicamp e bolsista Mídia Ciência (Fapesp).