Trajetória empreendedora e parcerias foram temas do webinar Unicamp Ventures: Inovação na Saúde

Trajetória empreendedora e parcerias foram temas do webinar Unicamp Ventures: Inovação na Saúde

Por Marina Moura. 

“A área da saúde é uma das maiores forças da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) na geração de novos negócios. Em 2019, por exemplo, a área de saúde e bem-estar foi o campo central de atuação de 53 das 815 empresas-filhas da Unicamp cadastradas”, destacou o professor Newton Frateschi, diretor-executivo da Agência de Inovação da Unicamp e presidente do conselho consultivo do grupo de ex-alunos empreendedores, sobre a importância do debate da temática durante o Webinar Unicamp Ventures: Inovações na Saúde, que ocorreu no final de agosto.

Além dos dados de sucesso das empresas-filhas da Unicamp, o evento foi um espaço para que empreendedores, que antes se dedicavam exclusivamente à carreira acadêmica, compartilhassem suas trajetórias e desafios no caminho do empreendedorismo baseado em inovação, como foi o caso da ex-aluna do Instituto de Biologia e da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, Fernanda Alvarez Rojas:

“Os pesquisadores aqui interessados em empreender devem entender que o perfil de pesquisador não é necessariamente empresarial e o caminho não é simples. Todo o conhecimento sobre como lidar com o mercado se aprende ao longo do tempo e com muita resiliência”, compartilhou Rojas, sócia-fundadora e diretora de novos negócios da Rheabiotech, que desenvolve soluções imunoquímicas para pesquisa e diagnóstico e que se graduou na Incamp (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp). 

A interação entre startups e grandes corporações da saúde também foi pauta do debate, como o caso  da conexão entre a farmacêutica Merck e a empresa-filha da Unicamp ECRA BIOTEC que mantém parcerias de pesquisa e negócios.

A interação ocorreu como ação do Núcleo Inovação Comercial (NIC) da Merck Brasil, que tem como objetivo fortalecer trocas de experiências e parcerias entre a corporação, startups e centros de inovação de universidades. Com intermédio da Inova Unicamp, a partir da divulgação de um desafio criado pelo NIC, a Inova Unicamp alcançou a ECRA BIOTEC e, dessa forma, a Merck e a startup se conectaram para trabalharem em conjunto.  

Quem desejar rever ou recomendar o debate aos colegas, a gravação na íntegra do webinar está disponível no Youtube: