28 set Captação de investimento: experiências e o olhar do investidor
Por Karen Canto, bolsista Mídia Ciência Fapesp
A captação de investimento sob as perspectivas do empreendedor e dos investidores foi o tema do webinar Captação de investimento: experiências e o olhar do Investidor, promovido no ultimo dia 24 de setembro pela Agência de Inovação Inova Unicamp.
Dividido em dois blocos, o webinar inicialmente abordou a experiência de fundadores de empresas-filhas da Unicamp na captação de recursos e teve as participações de Marcelo Mejlachowicz, fundador e CEO da Skillio EdTech, e Makoto Ikegame, fundador da Lenscope. A seguir, o segundo bloco trouxe a contribuição de seis investidores que pontuaram aspectos importantes e critérios para alavancar investimentos. O segundo bloco contou com as presenças de Maria Rita Spina, diretora executiva na Anjos do Brasil, Orlando Cintra, fundador e CEO da BR Angels, Milton Daré Jr., fundador da FEA Angels, Elisa Pereira, fundadora da Uni Angels, Rafael Campolina, gestor da Natura Startups by Innovation Labs e Bruno Rondani, fundador da Inova Ventures Participações – IVP Capital Inteligente.
A gravação do webinar está disponível no Youtube da Agência: https://youtu.be/nMvg0IwpueM
Confira a seguir os destaques do evento online:
A abertura do evento foi feita por Jose Augusto Moura, presidente do grupo Unicamp Ventures (UV) que destacou a importância do grupo UV para o networking entre empresas-filhas da Unicamp e fez uma enquete sobre o perfil dos espectadores, onde 46% dos presentes eram empreendedores.
Marcelo Mejlachowicz contou sobre suas experiências na captação de investimentos para área de educação online, inicialmente com a plataforma de cursos Veduca e a seguir com sua spin off Skillio EdTech. O CEO da Skillio destacou que sua experiência na captação de investimentos para a Veduca foi fundamental nas rodadas de negócio para captação de recursos para a Skillio. Já Makoto Ikegame abordou a sua experiência com a healthtech Lenscope que no momento está captando investimentos para escalar. Ikegame falou também sobre a importância da reputação e de se trabalhar com ética para uma startup.
“Uma lição importante é que reputação é tudo. Trabalhar do jeito certo, com ética, é fundamental para a captação de investimentos.” Makoto Ikegami.
Em sua fala, a diretora executiva Maria Rita Spina explicou que o investidor anjo, além de agregar capital, também agrega valor em forma de apoio e mentoria às empresas investidas e também contou um pouco sobre o que investidor espera que uma empresa traga para as rodadas de negócio. “É importante que a empresa já tenha seu produto, seus primeiros clientes e traga seus números, pois vamos olhar para isso.”
O CEO Orlando Cintra contou sobre a expertise dos associados da BR Angels que conta com presidentes, fundadores e membros de empresas de segmentos variados como varejo e setor financeiro. “Uma vez que o investimento é feito, essa expertise vai junto, deixando à disposição mais de cem CEO’s para dar mentoria aos investidos.”
Milton Daré e Elisa Pereira contaram sua experiência à frente de startups que nasceram com o propósito de captar investimentos para startups de alunos e ex-alunos das universidades estaduais USP e Unicamp. Segundo Daré, a ideia da FEA Angels surgiu de uma reflexão pessoal de que para expandir, uma startup precisa de investimento e mentoria. Elisa, por sua vez, conta que a Uni Angels tem o propósito de preencher a lacuna de investimentos que existe entre a contribuição de amigos e familiares e a contribuição de Venture Capital para startups em estágio inicial.
O gestor da Natura Startups, Rafael Campolina discutiu o programa que seleciona empreendedores com negócios inovadores que querem se relacionar com a Natura, por meio de parcerias e de geração de negócios, com foco em crescimento, diferenciação e desenvolvimento sustentável.
Bruno Rondani abordou sua experiência como fundador da Inova Ventures Participações que conta com 77 acionistas entre os quais empresários, ex-alunos e professores da Unicamp, destacando a importância do know how dos investidores para gerar resultado no ecossistema.
Após cada bloco, os espectadores participaram enviando perguntas para os painelistas. “Em que estágio de uma startup é o momento ideal para captar investimentos?” e “Como captar investimentos no caso de Startups de hardscience?” são alguns exemplos. Confira os detalhes na gravação completa do Webinar em nosso canal do youtube.