David Figueira, da Lamas Corp, é o novo presidente do Unicamp Ventures

David Figueira, novo presidente do Unicamp Ventures

David Figueira, da Lamas Corp, é o novo presidente do Unicamp Ventures

Texto: Marina Moura

O empreendedor David Figueira, doutor em física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), sócio-fundador e diretor de operações do grupo cervejeiro Lamas Corp, foi anunciado hoje como o novo presidente do grupo Unicamp Ventures, rede de relacionamento das empresas-filhas da Universidade. O anúncio foi feito durante o Encontro Anual Unicamp Ventures, evento realizado em formato online na manhã do dia 22 de outubro

Eleito pelo Conselho do Grupo para o mandato 2020-2022, Figueira é o sétimo empreendedor a ocupar a posição de presidente do Unicamp Ventures. Antes dele, empreendedores de destaque já foram presidentes do grupo, tais como: Fabricio Bloisi, CEO da iFood do Grupo Movile, e César Gon, CEO da CI&T, que também estiveram no Encontro online compartilhando a experiência de suas empresas neste ano. 

O co-fundador da Lamas Corp sucede José Augusto Moura, CEO da Agência de Comunicação BRSA que liderou o grupo Unicamp Ventures entre 2018-2020. Moura teve entre suas bandeiras um amplo projeto de comunicação para que o grupo fosse mais ativo, iniciado com meetups temáticos em 2019. Mesmo com a pandemia, o UV realizou em parceria com a Agência de Inovação da Unicamp cinco eventos online temáticos de conexão e troca de experiências entre as empresas-filhas da Unicamp em 2020.

Como novo presidente do Unicamp Ventures, o co-fundador da Lamas Corp pretende investir em networking e na potencialização das conexões entre as empresas-filhas. “Meu plano de atuação é continuar o trabalho fenomenal que o José Augusto fez ao longo dos últimos dois anos e aumentar ainda mais as interações entre as empresas-filhas da Unicamp de forma a gerar negócios”, comenta Figueira sobre suas expectativas. O pilar principal do mandato de David Figueira será aumentar a produtividade da interação entre as empresas para trazer resultados para elas, como impacto na capacidade produtiva, além do faturamento e geração de empregos.

“Vemos no portfólio de empresas-filhas da Unicamp uma variedade de atuação. Por esse motivo, acredito que muitos dos problemas que as empresas-filhas têm podem ser solucionados por outras empresas que também compõem o grupo Unicamp Ventures. Acredito que nosso próximo passo é oportunizar essas relações”, comenta Figueira sobre sua motivação.

Do hobby para o negócio cervejeiro

O empreendedorismo sempre caminhou junto da formação acadêmica do novo presidente UV. Em 1998, durante seu primeiro ano como aluno de graduação, Figueira fundou a Lamas com alguns de seus companheiros de curso e docentes. 

Figueira explica que no início, a Lamas era somente um hobby para os físicos que se interessavam por fabricar cerveja em casa, mas logo os integrantes perceberam uma oportunidade de negócio: Dividindo suas experiências de fabricação de cerveja no blog Lamas Bier, que originalmente se chamava Laser Zeppelin, o grupo ficou conhecido nacionalmente e decidiu abrir a loja Lamas Brew Shop para comercializar insumos e equipamentos para quem também desejasse produzir cerveja de forma caseira. 

Hoje, além do e-commerce e de uma rede de lojas, a Lamas Corp possui um braço atacadista que atende outras lojas e fábricas, bares e até uma cervejaria própria chamada Cogumelo, que atua como uma incubadora de cervejarias que atende novatos a fim de transformá-los em grandes produtores.

As habilidades de liderança e de comunicação do novo presidente foram destacadas por seu antecessor: “Antes de mais nada, devemos destacar que o David criou e é líder em um nicho de mercado brasileiro extremamente forte, que é a produção de cervejas artesanais. Com essa visão e planejamento, tenho certeza que ele vai seguir a missão do UV e buscar formas de aumentar a conexão com e entre empresas-filhas.”, confia Moura.

Para conferir as falas de José Augusto Moura e de David Figueira, assim como de todos os outros participantes do evento online, confira a gravação na íntegra do Encontro Anual Unicamp Ventures no canal da Inova Unicamp no Youtube.