Veja o que aconteceu no Encontro Unicamp Ventures 2020

Veja o que aconteceu no Encontro Unicamp Ventures 2020

Por Karen Canto, bolsista Mídia Ciência Fapesp

A premiação do Empreendedor do Ano de 2020 da Unicamp, Júlio de Oliveira, foi um dos acontecimentos do 15º Encontro Anual Unicamp Ventures, evento que ocorreu no último dia 22 de outubro, organizado pela Inova Unicamp em pareceria com o grupo Unicamp Ventures (UV).

O evento deste ano aconteceu na forma de Webinar e foi dividido em dois blocos. O primeiro deles, contou com a participação do Diretor Executivo da Inova, Newton Frateschi que trouxe os números do mapeamento 2020 feito pela Inova Unicamp, e com o agora ex-presidente do grupo Unicamp Ventures, Jose Augusto Moura, que apresentou o novo presidente do grupo. Ainda no primeiro bloco, Fabrício Bloisi, fundador do Grupo Movile e CEO da iFood, e César Gon, cofundador e CEO da CI&T, ambos ex-presidentes do grupo UV, trouxeram os cases das empresas-filhas da Unicamp. O segundo bloco, foi dedicado aos pitches dos três finalistas ao título de Empreendedor do Ano 2020:  Andrés da Silva, CEO e cofundador da EACEA – Soluções em Cultivo Protegido, Roberto Lotufo, CTO e cofundador da NeuralMind, e Júlio de Oliveira, CEO da Idea. Ao final do evento, o reitor da Unicamp Marcelo Knobel falou sobre as novas iniciativas da Unicamp e fez o anúncio do vencedor do Prêmio Empreendedor 2020.

A gravação do webinar está disponível no Youtube da Agência: https://youtu.be/Xfx3PUlc9FQ

Confira a seguir os destaques do evento online:

Na abertura do encontro anual, Newton Frateschi destacou o número recorde de mais de 1000 empresas-filhas registradas no último mapeamento da Inova Unicamp e mostrou-se otimista sobre o impacto desses números no futuro, já que grande parte dessas empresas está apenas começando e seus resultados serão vistos daqui há alguns anos.

“É muito satisfatório e gratificante saber que a universidade, através da Inova e do grupo UV, contribui para a criação de novas empresas de seus alunos e ex-alunos. A Unicamp é uma universidade pública de qualidade, que fomenta o empreendedorismo e que se tornou o centro desse ecossistema de grande impacto econômico e social, na região de Campinas” Newton Frateschi.

O ex-presidente do grupo UV, Jose Augusto Moura, contou sobre sua trajetória à frente do grupo de 2018-2020 e sobre como o seu know how na área de comunicação contribuiu para consolidar a missão de conectar as empresas-filhas da Unicamp, o que, segundo ele, acabou se tornando um grande diferencial do grupo UV. A seguir, José Moura apresentou o novo presidente do grupo UV, Davi Figueira, cofundador e diretor de operações da Lamas Corp. Figueira reiterou o compromisso de potencializar o networking entre as empresas-filhas.  O novo presidente também frisou a importância de defender o papel da universidade pública junto à sociedade.

“Nós, as empresas filhas, representamos a importância da universidade pública de qualidade, nós geramos 8 bilhões de faturamento, 33 mil empregos, arrecadamos ICMS e ainda realimentamos o ecossistema.” Davi Figueira.

Também no primeiro bloco, Fabrício Bloisi compartilhou histórias e aprendizados no Grupo Movile, empresa-filha Unicamp e na iFood. O CEO da iFood também se mostrou otimista para o público de mais de 200 pessoas, formado em sua maioria por empreendedores (42%): “As melhores empresas estão por ser criadas nos próximos cinco ou dez anos e talvez seus criadores estejam nos assistindo”. O empresário falou ainda sobre a importância de considerar as pessoas o ativo mais importante de uma empresa e contou que em 2020, o foco da iFood foi pensar em como contribuir para melhorar a vida de seus parceiros em meio aos desafios.

Em sua fala, César Gon explicou como a CI&T, colocando o design além da tecnologia, se reinventou para acompanhar as demandas que surgiram na indústria de software e tecnologia em função da pandemia. Ao final do primeiro bloco, os espectadores participaram enviando perguntas e o empresário respondeu a uma delas, sobre como equilibrar lucro e qualidade de vida nas empresas. Segundo Gon, é ingenuidade pensar que se decide por uma coisa ou outra. “Quem gera lucro são pessoas engajadas.O objetivo do empreendedor deveria ser o de engajar pessoas. Ou você contagia a empresa como um todo, ou será muito difícil competir com as novas empresas”, respondeu o CEO.

Durante o segundo bloco, os finalistas ao título de Empreendedor do Ano 2020 apresentaram seus pitches. Andrés Silva mostrou os avanços do Projeto Hoticunha, primeiro Centro de Tecnologia e Treinamento em Cultivo Protegido do Brasil. A EACEA – Soluções em Cultivo Protegido, empresa-filha da Unicamp é a vencedora na categoria Impacto Social deste ano. Já Roberto Lotufo, cofundador da NeuralMind, vencedora na categoria Inovação, contou que a tecnologia desenvolvida pela empresa-filha da Unicamp permite facilitar o processamento de imagens de exames para o diagnóstico da Covid-19, através do uso de algoritmos. Júlio de Oliveira, o CEO da Idea, empresa-filha da Unicamp vencedora na categoria Maior Crescimento, contou que a parceria com uma das maiores empresas na área de lasers industriais, permitiu expandir o portfolio da empresa e acelerar seu crescimento.

Em sua participação, o Reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, fez o lançamento do LUMINA, Fundo Patrimonial da Unicamp que, segundo o reitor tem o propósito de “iluminar o futuro e as possibilidades para o futuro”. Knobel também apresentou a Alumni, uma rede criada para conectar a comunidade da Unicamp. Ao final do 15º Encontro Anual Unicamp Ventures, o Reitor da Universidade de Campinas divulgou o vencedor do prêmio Empreendedor do Ano 2020 da Unicamp.

Confira os detalhes na gravação completa do Webinar em nosso canal do Youtube.