16 ago Prêmio Empreendedor da Unicamp 2021 abre chamada com nova categoria
Para incentivar a participação de empreendedoras das empresas-filhas da Unicamp, além das categorias de Impacto Socioambiental, Inovação e Maior Crescimento (Scale-up) há uma nova categoria chamada Liderança Feminina.
Texto: Kátia Kishi | Foto: Pedro Amatuzzi
A Agência de Inovação da Unicamp (Inova), em parceria com o grupo de empreendedores Unicamp Ventures, abre chamada até 10 de setembro para a edição deste ano do Prêmio Empreendedor, destinado exclusivamente para empresas-filhas da Unicamp cadastradas compartilharem e serem reconhecidas pelas suas boas práticas e experiências.
Além dos vencedores dessas categorias realizarem seus pitches durante o 16º Encontro Anual Unicamp Ventures, agendado para o dia 21 de outubro, e terem mais visibilidade no ecossistema empreendedor ao redor da Universidade, eles estarão automaticamente concorrendo como finalistas ao título de Empreendedor(a) do Ano da Unicamp, que neste ano contará novamente com o prêmio de R$ 50 mil em serviços de marketing (tabela Sinapro) oferecidos pela patrocinadora Agência Sabiá.
Entre as novidades deste ano, além das três categorias de submissão já consolidadas nas edições anteriores nos temas de Impacto Socioambiental, Inovação e Maior Crescimento (Scale-up), a organização abriu a nova categoria Liderança Feminina com a intenção de fomentar o aumento de participação das empreendedoras ligadas à Universidade.
Um dos principais motivos de uma nova categoria que reconheça o trabalho específico das empreendedoras das empresa-filhas da Unicamp é o baixo percentual de inscritas ao Prêmio, resultando em nenhuma finalista mulher, em quatro edições da premiação, apresentando seus pitches e concorrendo ao título de Empreendedor(a) do Ano da Unicamp, conforme explica a diretora de relações institucionais da Inova Unicamp, Vanessa Sensato:
“Mesmo havendo uma predominância de homens fundadores das empresas-filhas da Unicamp, que representam 80% entre os sócios que têm vínculo com a Unicamp, precisamos mostrar que está havendo um crescimento de mulheres liderando negócios. Isso é importante para inspirar outras mulheres que, muitas vezes, desistem até por não se verem representadas nesse ecossistema empreendedor”, justifica Sensato.
A diretora também destacou que não devemos ignorar que problemas estruturais do machismo atingem o ambiente empreendedor e de investimento, sendo que para uma mulher atingir sucesso no mesmo nível que os homens, ela tem que sempre se esforçar o dobro e receber mais “nãos” em um mesmo setor, como comprova um estudo de 2018 do Boston Consulting Group (BCG) realizado em parceria com a rede de aceleradoras MassChallenge.
A pesquisa constatou que quando mulheres apresentam seus pitches para investidores para receberem capital inicial, elas em média recebem mais de 1 milhão de dólares a menos que quando são apresentados por homens. Contraditoriamente, as empresas fundadas ou co-fundadas por mulheres geraram receitas superiores às dos homens, sendo que para cada dólar investido foram gerados 78 centavos contra 31 centavos de empreendimentos fundados somente por homens.
“Ou seja, as mulheres tendem a ter consciência financeira maior em seus negócios e são apostas mais seguras para o mercado, mas parece que ainda falta confiança dos outros em suas competências. Além do investimento menor para sustentar seus negócios, outros desafios acabam interferindo na carreira das mulheres também. Falo da dupla ou tripla jornada de trabalho que muitas mulheres acumulam. Elas lideram empreendimentos, buscam mais especializações do que média masculina e ainda, na maioria dos lares, acumulam mais responsabilidades no que tange a criação dos filhos”, avalia Vanessa Sensato.
A diretora acredita que além de dar espaço e oportunidade para essas empreendedoras, a ação será positiva para inspirar outras meninas e mulheres que aspiram empreender: “Aliás, um ponto a comemorar é o crescimento de meninas e mulheres nos programas de empreendedorismo realizados pela Inova Unicamp. Neste ano, elas representaram 47% de todos participantes do Desafio Unicamp e ano passado 58% de integrantes de equipes do programa Inova Jovem, voltado aos alunos do ensino médio. Existe o interesse em empreender e precisamos mostrar que é possível pelos bons exemplos”, comemora a diretora.
Novos critérios de avaliação para promover a diversidade
Para além de uma categoria que reconheça o trabalho das empreendedoras de empresas-filhas da Unicamp, foi adicionado em todas as demais categorias perguntas e critérios de avaliação sobre ações que promovam diversidade dentro das empresas.
“Quando falamos que a diversidade está entre os valores do grupo Unicamp Ventures (UV), temos o compromisso de tangibilizar isso na prática. Queremos ir além de envolver diferentes tipos e tamanhos de empresas-filhas em nossas atividades. Queremos ampliar a consciência e celebrar as boas práticas de inclusão de diversidade nos perfis humanos das empresas. Nos posicionamos ativamente em prol de negócios com diversidade racial, étnica, de gênero, de orientação sexual, etária, de condições físicas, religiosas, de opiniões. Nos posicionamos em prol de negócios que representem nossa sociedade e respeitem os direitos humanos”, contextualiza Rose Ramos, conselheira do grupo de empreendedores UV e sócia-diretora da Agência Sabiá, empresa-filha e patrocinadora do Prêmio Empreendedor da Unicamp.
A conselheira do grupo UV também explica que a expectativa dos novos critérios é reconhecer boas práticas e inspirar outras empresas:
“Ao adicionar a pergunta sobre ações e programas de inclusão dentro das empresas em todas as categorias de submissão ao prêmio, incentivamos que os empreendedores reflitam sobre como sua organização endereça o tema hoje. Além disso, abrimos espaço para conhecer e compartilhar melhores práticas em nosso ecossistema, que inspirarão a ampliação dos programas de inclusão na rede de conexões da Unicamp, transformando realidades”, defende Ramos.
Além de incluir e possibilitar o crescimento de pessoas das minorias sociais, a diversidade e inclusão também se mostra benéfica para gerar novos negócios. Outro estudo promovido pelo BCG sugere que lideranças diversas em uma empresa estão fortemente correlacionadas à promoção de inovação. A pesquisa foi realizada em 1700 empresas de oito países (Alemanha, Áustria, Brasil, China, Estados Unidos, França, Índia e Suíça) e destacou que há um crescimento de 19% de inovação em lideranças mais diversas quando comparado com empresas com baixa diversidade nas lideranças.
Mais sobre o Prêmio Empreendedor da Unicamp
A premiação é exclusiva para as empresas-filhas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), aqueles empreendimentos que foram criadas por ex-alunos, funcionários ou docentes da instituição, assim como startups incubadas ou graduadas pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp).
Como o Prêmio Empreendedor também é uma ação de integração entre membros da comunidade Unicamp, como ex-alunos, só serão aceitas as inscrições cujos sócios fundadores tenham ou tiveram relação com a Universidade.
A empresa pode concorrer a mais de uma categoria e submeter experiências com sócios diferentes, desde que a experiência compartilhada seja diferente. Em caso contrário, a empresa será automaticamente desclassificada.
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