Rose Ramos, da startup MatchIT, é a nova presidente do grupo Unicamp Ventures

Foto de uma mulher branca, de cabelo castanho curto ondulado com microfone na mão. Fundo azul escuro escrito 17º Encontro Anual Unicamp Ventures. Fim da descrição

Rose Ramos, da startup MatchIT, é a nova presidente do grupo Unicamp Ventures

Além de ser CEO da startup MatchIT, hospedada no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, e sócia da Agência Sabiá, ela foi conselheira no comitê de marketing do grupo Unicamp Ventures.

Texto: Kátia Kishi | Foto: Pedro Amatuzzi

Rose Ramos foi eleita pelos conselheiros do Unicamp Ventures (UV), grupo de empreendedores ligado à Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), como a nova presidente executiva do UV para o mandato de 2022 até 2024.

Rose é a oitava empreendedora e a segunda mulher a ocupar o cargo de gestão executiva do Unicamp Ventures, junto a nomes como César Gon, CEO da CI&T, e Fabrício Bloisi, fundador do Grupo Movile e CEO da iFood – primeiros presidentes e fundadores do grupo de conexão de empreendedores formados pela Unicamp – assim como Rosana Jamal, fundadora da Baita Aceleradora.

O anúncio aconteceu durante o 17º Encontro Anual Unicamp Ventures, realizado no dia 20 de outubro pela Agência de Inovação Inova Unicamp em parceria com grupo UV e foi feito por David Figueira, que entrega o cargo, mas continua como conselheiro do Unicamp Ventures pelos próximos dois anos, conforme previsto em regulamento.

Tanto o perfil e experiências profissionais de Rose quanto suas contribuições ao ecossistema empreendedor da Unicamp foram destacados por David durante o anúncio:

“Para nós, é uma honra termos a Rose como a nova presidente do UV. Além de toda experiência no mundo empreendedor e de investimentos que ela carrega, Rose trouxe ao grupo Unicamp Ventures metodologia de gestão e prospecção de parceiros, junto à Inova Unicamp, para conseguirmos realizar os eventos e termos os resultados de conexão entre as empresas-filhas que atingimos hoje”, celebrou David.

Como grupo de relacionamento e colaboração entre os empreendedores oriundos da Universidade, o UV mantém ativas diversas ações para que as empresas-filhas se conheçam e possam interagir. Entre elas, destacam-se a produção de conteúdo, a premiação do Prêmio Empreendedor da Unicamp, além da organização de eventos como meetups, webinars e Encontros Anuais sobre diversos temas envolvendo empreendedorismo, todos realizados em parceria com a Inova Unicamp.

Diversidade e conexão são o foco da nova gestão

Uma das mudanças que ocorreram no grupo desde a entrada de Rose como conselheira foi a defesa da inclusão e diversidade, dentro do grupo e nas suas iniciativas. Ela liderou, por exemplo, a inclusão de novos critérios de avaliação de todas as categorias do Prêmio Empreendedor da Unicamp (Impacto Socioambiental, Inovação, Liderança Feminina e Scale-up) para colaborar na seleção de empresas que também estejam engajadas nessas pautas dentro de seus times.

“Quando falamos que a diversidade está entre os valores do grupo Unicamp Ventures, temos o compromisso de tangibilizar isso na prática. Queremos ir além de envolver diferentes tipos e tamanhos de empresas-filhas em nossas atividades. Queremos ampliar a consciência e celebrar as boas práticas de inclusão de diversidade nos perfis humanos das empresas. Nos posicionamos ativamente em prol de negócios com diversidade racial, étnica, de gênero, de orientação sexual, etária, de condições físicas, religiosas, de opiniões. Nos posicionamos em prol de negócios que representem nossa sociedade e respeitem os direitos humanos”, contextualizou Rose Ramos, na época da inclusão dos novos critérios.

Para o seu novo mandato, agora como presidente executiva do grupo – Rose foi conselheira por quatro anos -, ela pretende seguir com as mudanças propostas e absorvidas na gestão liderada por David para que elas se tornem perenes, como um olhar sobre os palestrantes dos eventos para que haja mais equilíbrio entre os convidados e isso incentive e inspire mais pessoas:

“Já tivemos eventos do UV só com homens, sendo que 21,6% dos sócios empreendedores da Unicamp são mulheres, por exemplo. Nós temos a responsabilidade de olhar com especial atenção a toda diversidade de pessoas na composição do conselho UV e também entre os palestrantes convidados para nossos eventos, como iniciado na gestão anterior.”, comenta a presidente.

Quando se trata de ampliar conexões, Rose destaca oportunidades de fortalecer ações que integrem os empreendedores do ecossistema da Unicamp aos diversos hubs que se relacionam ao tema.

“Vejo como grande oportunidade contribuir para o fortalecimento de conexão do empreendedorismo à pesquisa. A inovação aplicada ao mercado e em parceria com a academia pode gerar cada vez mais valor à sociedade, ampliando diferencial competitivo das empresas brasileiras e a geração de empregos. Além disso, é bastante positivo que possamos facilitar a integração dos empreendedores com os diferentes grupos de relacionamento do ecossistema, colaborando com atores como a rede UniAngels, a Liga Empreendedora e tantos outros junto aos quais podemos nos fortalecer conjuntamente”, comenta a nova presidente.

Além de sua colaboração no Unicamp Ventures, Rose Ramos é sócia fundadora e CEO da MatchIT, startup hospedada no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp que fornece uma plataforma inteligente para conectar equipes especialistas em serviços de tecnologia da informação (TI) com os desafios das empresas, respondendo com agilidade à dor de quem contrata com quem oferece as soluções. É também sócia e membro do conselho da Agência Sabiá, que atua com publicidade para empresas de TI.

Rose também é atuante em diversos ecossistemas empreendedores. Ela ajudou a estruturar o fundo anjo, iAngels Brasil, ligada aos ex-alunos da IESE Business School,  é membro do Latitud, que reúne empresas de tecnologias na América Latina e é conselheira do fundo anjo da Unicamp (UniAngels).