31 out CI&T: De Campinas para o mundo, uma história em expansão
O processo de internacionalização da empresa-filha da Unicamp busca ampliar o alcance das soluções e marcar presença nos principais mercados do mundo.
Esta notícia foi produzida pela CI&T, empresa-filha da Unicamp e patrocinadora do 17º Encontro Anual Unicamp Ventures, principal evento de conexão das empresas-filhas da Universidade Estadual de Campinas.
Notícia por: CI&T| Foto: Divulgação CI&T
Uma multinacional de tecnologia nascida em Campinas ultrapassou fronteiras e, atualmente, está presente em todas as regiões do globo. A CI&T, fundada por Cesar Gon, Bruno Guiçardi e Fernando Matt, foi idealizada ainda quando os três jovens prodígios estavam cursando Engenharia da Computação na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em 1995 – data que coincide com a popularização da internet. Com foco na tecnologia da época, a corporação começou como um projeto pequeno e, ao longo dos anos, foi se reinventando até alcançar a bolsa de valores de Nova Iorque (NYSE) em novembro de 2021.
Com o IPO, sigla em inglês para abertura de capital, a CI&T movimentou US$ 225 milhões. Hoje em dia, a especialista digital global auxilia na aceleração de centenas de companhias. Entre os seus serviços, destacam-se o desenvolvimento de produtos digitais, software, dados e análise de dados, machine learning, inteligência artificial, serviços em nuvem, experiência do cliente e comércio eletrônico. As soluções são fornecidas para clientes de diferentes segmentos do mercado, como serviços financeiros, varejo, telecomunicações, bens de consumo, entre outros.
O processo de internacionalização da empresa surge com o propósito de ampliar o alcance das soluções e marcar presença nos principais mercados do mundo. O ponto de partida foi em 2017, com a aquisição da Comrade, uma agência digital da Califórnia (EUA). Dando sequência ao seu projeto, em 2019, a CI&T firmou uma parceria estratégica com a Advent International, um dos maiores e mais experientes investidores globais em private equity, que impulsionou a expansão para fora do Brasil.
Em junho de 2021, a companhia faz uma nova aquisição. Desta vez, absorveu a Dextra, empresa de desenvolvimento de software, com objetivo de desenvolver soluções mais amplas, abrangentes e robustas para seus clientes. Persistindo no fortalecimento da marca na Europa, em janeiro deste ano, a multinacional campineira arrematou a Somo, especialista em produtos digitais com sede no Reino Unido, expandindo sua atuação na Europa. Na busca por implementar novas perspectivas sobre o futuro e entender como as gerações lidam com tecnologia, a CI&T incorporou a consultoria brasileira Box1824. A mais recente aquisição foi a Transpire, empresa de tecnologia australiana, para aumentar seu crescimento na região Ásia Pacífico (APAC).
Atualmente, a empresa opera em vários países, como Portugal, China, Japão, Canadá, Inglaterra, Austrália, Reino Unido e Estados Unidos, que se tornou seu principal mercado. Com mais de 6,7 mil funcionários, trabalhando de forma híbrida e remota em todo o mundo, a CI&T continua em busca de novas formas e tecnologias para impactar e transformar os negócios de marcas líderes globais.
Empresas-filhas e a parceria com a Unicamp
A CI&T é uma das empresas-filhas da Unicamp que mantém relações estreitas com a Universidade. O CEO da empresa, Cesar Gon, é um dos criadores do Unicamp Ventures, importante rede de conexão entre empreendedores do ecossistema da Unicamp com alunos e pesquisadores que desejam conhecer o mundo do empreendedorismo. A primeira edição do Encontro Anual Unicamp Ventures foi realizada em 2006. Neste ano, a Agência de Inovação Inova Unicamp em parceria com o Unicamp Ventures celebrou a divulgação dos novos indicadores das empresas-filhas da Unicamp com um ciclo de apresentações. Confira tudo o que aconteceu no 17º Encontro Anual Unicamp Ventures, neste link.
ORGANIZAÇÃO: Unicamp, Inova Unicamp e Unicamp Ventures
PATROCÍNIO: Alcance Innovation, CI&T, ClarkeModet, FM2S, Healthbit, iFood, IC Unicamp, Matera, Via Consulting e 3M