21 nov 19º Encontro Anual Unicamp Ventures mostra diversidade das empresas-filhas da Unicamp
Da fabricação de hardware à Galinha Pintadinha, evento realizado pela Inova Unicamp realça a variedade de ramos onde as empresas de ex-alunos, alunos e funcionários da Unicamp estão presentes e premia as que se destacaram em 2024
Texto: Christian Marra – Inova Unicamp | Fotos: Fotos: Pedro Amatuzzi – Inova Unicamp
No último dia 14 de novembro, a Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas (Inova Unicamp) promoveu o 19º Encontro Unicamp Ventures, principal evento que reúne, anualmente, as empresas-filhas da Universidade. A programação do Encontro incluiu uma série de homenagens, como a entrega dos prêmios à Pessoa Empreendedora do Ano da Unicamp e às empresas vencedoras do 8º Prêmio Empreendedor da Unicamp, além do anúncio dos principais indicadores de desempenho das empresas-filhas da Universidade. O evento foi realizado no auditório da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FECFAU) da Unicamp.
Logo na abertura, o diretor-executivo da Agência Inova Unicamp, Renato Lopes, apresentou números que dão uma dimensão do impacto social e da diversidade de campos de atuação das empresas-filhas da Universidade. Conforme a sua exposição, a Unicamp possui hoje 1.588 empresas-filhas cadastradas, sendo 1.349 ativas no mercado, que juntas empregam atualmente 53.265 pessoas e faturam em conjunto R$ 28,1 bilhões. O Relatório completo de 2024 pode ser baixado aqui.
Essas mais de mil empresas-filhas ativas estão presentes nos mais diversos segmentos do mercado, diversidade que ficou evidente tanto nos pitches das empresas premiadas quanto nas apresentações das empresas-filhas destacadas no Encontro. Do mundo da alta tecnologia da informação às áreas da saúde, educação, agricultura e entretenimento, o público constatou que as empresas-filhas da Unicamp estão mais presentes em seu dia a dia do que poderia imaginar.
Essa visão foi reforçada com as apresentações dos dois keynotes speakers convidados pela Inova Unicamp para o evento. Um deles foi Júlio Oliveira, mestre e doutor pela Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da Unicamp e empreendedor em série, que já fundou as empresas-filhas Idea!, BR Photonics e PiTec, além da HwIT, na qual ocupa hoje o cargo de CEO e atua no desenvolvimento de hardware e sistemas. O outro palestrante convidado foi Juliano Prado, mestre em Multimeios pelo Instituto de Artes (IA) da Unicamp e fundador da Bromélia Produções, produtora de animações responsável pela criação da Galinha Pintadinha, um dos maiores fenômenos da internet brasileira.
Ao final das palestras, Renato Lopes ressaltou o elo comum que une todas essas variadas empresas: “Sempre ficamos impressionados com a diversidade de áreas em que as empresas-filhas da Unicamp atuam. Mas uma coisa em comum a gente vê em todas elas: um sentido de realizar uma visão, cumprir uma missão, que move todos esses empreendedores. E esse sentido de propósito certamente contribui para o sucesso de todas elas, independente dos desafios que cada uma enfrenta em sua jornada”, observou o diretor-executivo da Inova Unicamp.
Um empreendedor em série: a trajetória do fundador da HwIT
Para o fundador e CEO da HwIT, Júlio Oliveira, o Encontro Anual Unicamp Ventures é um evento já conhecido. Em 2020, ele foi eleito o Empreendedor do Ano entre as empresas-filhas da Unicamp, ano em que foi homenageado virtualmente, por conta da pandemia de Covid-19.
Agora em 2024, presente no palco do 19º Encontro Anual UV, ele resumiu a sua trajetória profissional com a forte contribuição da Unicamp à sua formação: “A Universidade abriu as primeiras portas que contribuíram para desenvolver a minha carreira. Conciliei o doutorado com meu trabalho no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD), o que me abriu um horizonte de perspectivas e de chances de empreender”, lembrou Oliveira.
E ele continuou: “Na sequência, me deparei com várias oportunidades de negócios que se converteram em empreendimentos de sucesso. Criei empresas, adquiri e vendi outras, gerenciei a fusão de algumas, até criar a HwIT, a empresa mais recente que fundei e que me ocupo no momento, ao lado do Instituto Hardware BR, uma instituição de promoção de pesquisa sem fins econômicos que também fundei”, acrescentou o ex-aluno da Unicamp.
No currículo de Oliveira constam a criação de empresas ligadas ao setor da tecnologia da informação e da fotônica. Entre elas, a BR Photonics, fundada em 2015, a PiTec, criada em 2017, mesmo ano em que adquiriu a Idea!. As três empresas fundiram-se em 2018 e alcançaram expressivo crescimento como fornecedoras de equipamentos avançados para o Sirius, acelerador de partículas de quarta geração localizado em Campinas (SP), que integra o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM).
Em 2022, suas empresas foram adquiridas pela Lumentum, uma multinacional do setor de tecnologia da informação e manufatura de componentes ópticos e fotônicos. No ano seguinte, mantendo vivo seu espírito de “empreendedor em série”, Oliveira fundou a HwIT, empresa-filha da Unicamp que atua no desenvolvimento de hardware e sistemas, sobretudo na fabricação de placas eletrônicas, design e manufatura de produtos tecnológicos. Uma das metas da HwIT é atuar no segmento de produção brasileira e fornecimento internacional de chips, componentes com elevada demanda nas mais diversas indústrias mundo afora.
Galinha Pintadinha: de um vídeo esquecido no YouTube a um dos maiores fenômenos das animações brasileiras
Em seguida, foi a vez de Juliano Prado, mestre pelo IA da Unicamp, assumir o microfone para narrar a trajetória de enorme sucesso da Galinha Pintadinha, principal animação da Bromélia Promoções, empresa-filha da Unicamp da qual é fundador.
“Tudo começou em 2006, com um vídeo esquecido no YouTube”, começou Prado. “Postamos um vídeo com uma animação infantil, chamado Galinha Pintadinha, para apresentá-lo em uma reunião virtual com produtores. Depois, o vídeo ficou esquecido naquela plataforma, quase desconhecida na época. Seis meses depois acessamos o vídeo e quase caímos de costas: ele havia alcançado, sem alarde, mais de 500 mil visualizações! Foi aí que nos demos conta que a Galinha Pintadinha tinha um enorme potencial para cativar o público”, comentou o ex-aluno da Unicamp.
Dessa forma, a personagem se converteu em um projeto, cujo principal objetivo era resgatar e promover as canções infantis populares. Foi o início de um crescimento exponencial da Galinha Pintadinha: “O público adorou a Galinha e não parava de pedir novas animações e músicas. Nessa ocasião, tomamos a decisão acertada de deixar os conteúdos abertos, sem nenhum tipo de cobrança. Somente no futuro, quando tínhamos uma audiência mais do que consolidada, que ela se tornou um produto altamente rentável e com a geração de diversos outros produtos relacionados”, explica Prado.
Os passos seguintes foram numerosas iniciativas de sucesso. Foram produzidos DVDs com a Galinha Pintadinha, distribuídos por empresas consolidadas no mercado musical, como Europa Filmes e Som Livre. “Ela começou a aparecer em programas de TV, criamos mais clipes, sua fama não parava de crescer. Pessoalmente, foi um importante marco ver DVDs piratas da Galinha Pintadinha sendo vendidos pelos camelôs. A essas alturas, ficou claro para mim que alcançamos o auge”, brincou Prado ao apresentar uma foto do DVD pirateado em uma banca.
Segundo ele, com o tempo a Galinha Pintadinha deixou de ser apenas um produto audiovisual. “Ela se tornou uma marca infantil de sucesso. Começamos uma nova etapa de licenciamento de produtos com a sua marca, que atraiu empresas gigantes e até multinacionais. Hoje ela pode ser considerada um clássico infantil brasileiro, com um êxito que atravessa fronteiras pelo mundo”, explicou Prado, citando diversos produtos no mercado, como pelúcias, roupas e outros. No final de sua apresentação, ele anunciou um projeto futuro: “estamos trabalhando na criação de um filme com a Galinha Pintadinha, previsto para ser lançando em 2026”, concluiu.
Premiações e destaques da empresas-filhas da Unicamp
Um dos momentos mais esperados do 19º Encontro foi quando Kátia Kishi, supervisora de comunicação da Inova Unicamp, deu início à premiação da Pessoa Empreendedora do Ano. Entre aplausos do público, Andrea Matsui, engenheira eletricista pela FEEC Unicamp e CEO da Generation Brasil, subiu ao palco para receber das mãos de Renato Lopes, diretor-executivo da Inova Unicamp, o Prêmio de 2024. A Generation Brasil é uma empresa-filha que atua nos setores de educação e empregabilidade, por meio da promoção da mobilidade socioeconômica através do emprego para pessoas em vulnerabilidade.
No Encontro, também foram homenageadas as empresas-filhas vencedoras do 8º Prêmio Empreendedor da Unicamp, distribuído em quatro categorias. A Generation Brasil foi a ganhadora na categoria Impacto Socioambiental e Diversidade; a Bioprocess Improvement venceu na categoria Inovação; a Noviga, por sua vez, ganhou na categoria Liderança Feminina, enquanto a AgroBoard venceu na categoria Maior Crescimento – Scale Up. Empreendedores das quatro empresas apresentaram seus pitches durante o Encontro e concorreram, na condição de finalistas, ao Prêmio de Pessoa Empreendedora do Ano, vencido por Andrea Matsui.
Previamente, o Encontro ainda marcou o anúncio da mudança da presidência-executiva do grupo Unicamp Ventures. Rose Ramos, presidente-executiva do Unicamp Ventures no ciclo 2022-2024, passou o bastão a Waldemar Felippe, CEO da empresa-filha QualiSign para um novo mandato de dois anos. No evento também foram apresentados os novos conselheiros do Unicamp Ventures que se juntam ao grupo.
O 19º Encontro Unicamp Ventures foi realizado pela Inova Unicamp com apoio dos patrocinadores que tornaram esse evento possível: ClarkeModet, FM2S e Neger Telecom.
Confira aqui a galeria de fotos do evento!
Sobre o Grupo Unicamp Ventures
O Unicamp Ventures é uma rede de relacionamento dinâmica e voluntária, composta por empreendedores de empresas-filhas da Unicamp.
Em parceria com a Agência de Inovação Inova Unicamp, promove o relacionamento entre as empresas-filhas e o ecossistema de inovação e empreendedorismo ao redor da Universidade, com a realização de eventos, premiações e produção de conteúdo como matérias jornalísticas.
Fundado em 2006, durante o 1º Encontro de Empreendedores da Unicamp, o grupo nasceu com o propósito de integrar a comunidade empreendedora da Universidade, promovendo troca de experiências e discussões de temas estratégicos. Ao fortalecer esses vínculos, o Unicamp Ventures busca impulsionar o ecossistema de inovação e potencializar o desenvolvimento das empresas-filhas.
O que são empresas-filhas?
As empresas-filhas da Unicamp são empreendimentos fundados por alunos, alunos egressos, pessoas que têm vínculos empregatícios com a Unicamp ou negócios incubados/graduados pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp); também se incluem as empresas spin-offs acadêmicas, aquelas geradas a partir de um conhecimento da Universidade.
Saiba como se cadastrar como uma empresa-filha da Unicamp aqui.