
28 abr Inova Unicamp e Unicamp Ventures impulsionam o ecossistema empreendedor da Universidade com evento sobre IA
Realizado no auditório do Instituto ELDORADO, o encontro reuniu especialistas para debater as últimas tendências e aplicações da inteligência artificial no mundo empresarial
Texto: Vinicíos Rosa – Inova Unicamp | Fotos: Pedro Amatuzzi – Inova Unicamp

Renato Lopes apresentou a Inova Unicamp, como também casos de sucesso de empresas-filhas que trabalham com IA.
A fim de impulsionar o ecossistema de empresas-filhas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Agência de Inovação Inova Unicamp e o Unicamp Ventures realizaram o evento “IA aplicada aos negócios”, em parceria com a Associação Nacional do Mercado e Indústria Digital (AnaMid), para promover debates e trocas de experiências sobre o avanço da inteligência artificial (IA) no ambiente empresarial.
O encontro teve apresentações institucionais e painéis de discussão com especialistas de diversas áreas, todos focados em desmistificar e explorar as inúmeras aplicações da inteligência artificial aos negócios. O evento, que aconteceu no auditório do Instituto de Pesquisas Eldorado, reuniu 81 pessoas e teve o patrocínio da Agência Sabiá.
“Eventos como este são fundamentais para conectar nossos pesquisadores e as empresas-filhas da Unicamp com as últimas tendências do mercado, especialmente em uma área tão promissora e transformadora como a inteligência artificial”, declarou Renato Lopes, diretor-executivo da Inova Unicamp e quem iniciou as apresentações do dia.

Waldemar Felippe apresentou as principais atividades do Unicamp Ventures. Foto: Pedro Amatuzzi
Após a apresentação do diretor-executivo da Inova, professor Renato Lopes, subiu ao palco Waldemar Felippe, presidente-executivo do Unicamp Ventures. O grupo Unicamp Ventures é uma rede que reúne os empreendedores que têm ou tiveram algum vínculo com a Unicamp, as chamadas empresas-filhas, na busca de impulsionar esses negócios e promover conexões entre eles. “Para o Unicamp Ventures, um evento focado no uso da inteligência artificial nos negócios é de suma importância. Nossas empresas-filhas precisam estar na vanguarda da inovação, e a IA representa uma oportunidade extraordinária para otimizar processos, criar novos produtos e serviços e, consequentemente, expandir os negócios“, afirmou Felippe.
Também esteve no palco Vanessa Sensato, vice-presidente da AnaMid SP, para apresentar a Associação Nacional do Mercado e Indústria Digital (AnaMid), entidade que representa empresas e profissionais que atuam no setor digital no Brasil.
TROCA DE EXPERIÊNCIAS SOBRE USO DA IA EM DIFERENTES ÁREAS
O primeiro painel de discussão focou na “IA aplicada ao marketing”, com Pedro Braga, membro do conselho do Unicamp Ventures e também diretor-executivo da Agência Sabiá, empresa-filha da Unicamp. O painelista compartilhou insights de como a inteligência artificial está revolucionando as estratégias de marketing.
“Um evento como esse é super legal, porque junta profissionais da alta tecnologia, que estão trazendo o estado da arte, negócios que estão trazendo a inteligência artificial para o dia a dia e também ecossistemas de empreendedores de diversos tipos, como indústria automotiva, agências, comunicação… Um evento desse tipo permite com que esses universos diferentes se encontrem, colaborem e gerem mais valor”, comentou Braga.

Cibele Coscione, Fábio Oliveira e Pedro Braga (esquerda para direita) durante o primeiro debate do evento.
O segundo painel, “IA na prática”, trouxe Cibele Coscione, diretora de pesquisa e desenvolvimento e inovação do Instituto ELDORADO, para expor exemplos de aplicações da IA em diversos setores com o intuito de promover a inovação. A apresentação contextualizou como as IAs podem influenciar o desenvolvimento de negócios nas áreas de saúde, recursos humanos, agro, entre outras.
O encontro seguiu para um primeiro momento de debate e perguntas e respostas do público, mediado por Fábio Oliveira, presidente da AnaMid SP.
GESTÃO DO TRABALHO COM IA
O terceiro e último painel da tarde abordou a “Gestão do trabalho com IA”, com Kássia Moura, consultora Atlassian e agilista na Nimble Evolution, e Renato Carvalho, head latam na Miro.

Kássia Moura, Renato Carvalho e Vanessa Sensato (esquerda para direita) durante o último debate do evento.
Moura iniciou as apresentações compartilhando sua expertise acerca da integração da inteligência artificial em metodologias ágeis e ferramentas de gestão. Ela explicou as possibilidades de automatizar tarefas repetitivas, fornecendo insights a respeito do desempenho de equipes para facilitar a tomada de decisões durante o dia a dia de trabalho. A consultora também destacou a importância de utilizar a IA de forma ética e consciente e priorizar o valor humano para a execução de quaisquer atividades.
Carvalho finalizou o painel falando da transformação da produtividade e demonstrando as vantagens proporcionadas pela aplicação da IA da gestão do trabalho, como a colaboração em equipe mais eficaz, independentemente da localização geográfica, e o auxílio com a organização de ideias, a gestão de tarefas e a comunicação. O painel foi seguido por uma sessão de perguntas e respostas moderada por Vanessa Sensato.
Confira a cobertura fotográfica aqui!
SOBRE O GRUPO UNICAMP VENTURES
O Unicamp Ventures é uma rede de relacionamento dinâmica, composta por empreendedores de empresas-filhas da Unicamp, com o propósito de unir os empreendedores da Universidade. o Grupo surgiu em 2006, durante o 1º Encontro de Empreendedores da Universidade, promovendo a troca de experiências e debates sobre temas estratégicos. Ao fortalecer esses vínculos, o Unicamp Ventures busca impulsionar o ecossistema de inovação e potencializar o desenvolvimento das empresas-filhas.
Acesse o site do Unicamp Ventures para saber de outros eventos e iniciativas abertos ao público: https://unicampventures.org.br/
O QUE SÃO EMPRESAS-FILHAS?
As empresas-filhas da Unicamp são empreendimentos fundados por alunos, egressos, pessoas que têm vínculos empregatícios com a Unicamp ou negócios incubados/graduados pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp); também incluem-se as empresas spin-offs acadêmicas, aquelas geradas a partir de um conhecimento da Universidade.
Descubra mais sobre o processo de registro para se tornar uma empresa-filha da Unicamp, acessando este link: https://www.inova.unicamp.br/cadastro-filhas/