Empresa-filha da Unicamp é premiada na World Beer Cup 2025

A imagem exibe em primeiro plano duas medalhas de premiação da "Brazilian Beer Awards International Beer Awards". A medalha da frente é dourada e brilhante, com a inscrição "BRAZILIAN BBA INTERNATIONAL BEER AWARDS" em relevo, além das letras "BBA" em destaque no centro. A medalha de trás é de bronze, com design similar e a inscrição "BRAZILIAN BBA INTERNATIONAL BEER AWARDS" visível, embora parcialmente encoberta pela medalha dourada. Ambas as medalhas estão penduradas por fitas, sendo a da frente de cor bege e a de trás com tons terrosos. Ao fundo, desfocados, aparecem latas de cerveja da marca "SIM! Cerveja SEM álcool", alinhadas verticalmente, indicando a conquista da Empresa-filha da Unicamp é premiada na World Beer Cup 2025 com seus produtos. Empresa-filha da Unicamp é premiada na World Beer Cup 2025.

Empresa-filha da Unicamp é premiada na World Beer Cup 2025

Considerada a Olimpíada da cerveja, competição reuniu 8.374 bebidas de 49 países

Texto: Marcelo Oliveira – Comunicação Estratégica Campinas | Adaptação: Vinicíos Rosa – Inova Unicamp | Fotos: Divulgação Sim!, Cerveja

A Sim! Cerveja, uma das mais de 1.500 empresas-filhas cadastradas na base da Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas (Inova Unicamp), e co-fundada por David Figueira, mestre e doutor pela Unicamp e também ex-presidente-executivo do Unicamp Ventures, lançou em dezembro de 2024 a Melancia Sour n’ Salt e conquistou medalha de ouro na categoria de cervejas sem álcool na Word Beer Cup 2025, realizada nos Estados Unidos.

A competição mundial, criada em 1996, é considerada a Olimpíada das cervejas. Neste ano, ela reuniu 8.374 bebidas de 49 países, avaliadas por 265 jurados.

Uma mão de pele clara segura delicadamente duas latas de alumínio de cerveja sem álcool da marca "SIM! Cerveja". A lata em foco, mais próxima da câmera, apresenta um rótulo preto com o nome da marca em destaque na vertical, seguido da descrição "MELANCIA SOUR N' SALT" e um desenho estilizado de uma fatia de melancia com a casca verde e a polpa vermelha com sementes pretas. Acima, em letras menores, lê-se "EDIÇÃO LIMITADA". A segunda lata, parcialmente visível ao fundo, possui um rótulo com um design que sugere limão ou outra fruta cítrica. A mão que segura as latas está em primeiro plano, com pelos visíveis, e o fundo da imagem está desfocado, com tons claros e equipamentos industriais ou de produção levemente discerníveis. A cena transmite a apresentação e o cuidado com o produto da Empresa-filha da Unicamp, a premiada cerveja sem álcool sabor melancia.

Cerveja Melancia Sour n’ Salt, edição limitada produzida pela Sim!, Cerveja

A Melancia Sour n’ Salt é uma releitura de um estilo clássico do mundo cervejeiro, a gose. Trata-se de um estilo de cerveja ácida e com um toque salgadinho, junto com uma carga abundante de frutas. A bebida foi desenvolvida e criada com uma proposta de promover o equilíbrio entre acidez e o toque levemente salgado das gose, combinado com o sabor refrescante da melancia.

Na Word Beer Cup os jurados fazem as provas das bebidas inscritas à cega. Eles avaliam itens como estilo, proposta do produto, aroma e se a bebida apresenta algum defeito. Depois disso, dão notas de 0 a 50 para cada cerveja.

“Já conquistamos mais de dez premiações nacionais e mundiais com nossas cervejas sem álcool, mas a conquista o título de melhor cerveja do mundo em nosso nicho de mercado, ainda incipiente no Brasil, é um grande reconhecimento e um marco do trabalho que a empresa e seus colaboradores estão fazendo”, diz David Figueira, co-founder da Sim! Cerveja e Diretor Industrial da Cervejaria Cogumelo.

A Sim! Cerveja foi criada durante a pandemia. Em uma palestra no Inova Trade Show, organizado pela Fundação Fórum Campinas Inovadora e pela Inova Unicamp, onde Figueira buscava respostas para ampliar a visibilidade e os negócios da marca, uma das participantes questionou por que não desenvolver uma cerveja sem álcool, que atendesse tanto os amantes da cerveja como outros públicos, como o fitness, por exemplo.

“Levamos a ideia para nossa equipe de desenvolvimento e trabalhamos nesse projeto e pesquisas para desenvolver uma cerveja 100% sem álcool durante dois anos”, explica David. “Desde então, focamos nossos negócios no mundo das cervejas sem álcool, que vem crescendo e se expandido aqui no Brasil e no mundo, graças a novos consumidores que buscam qualidade e um estilo de vida mais saudável, sem deixar de ter o sabor e prazer do gosto da cerveja”, finaliza.

SOBRE A WORD BEER CUP

A World Beer Cup, apelidada de “Olimpíadas da cerveja”, é uma competição anual que celebra a arte e a ciência da fabricação de cerveja desde 1996. Seu objetivo é conscientizar os consumidores sobre diversos estilos e sabores, promovendo a excelência global na produção cervejeira. A competição reconhece a qualidade em mais de 100 categorias, premiando as melhores cervejas avaliadas por profissionais da indústria e garantindo aos consumidores a identificação de produtos de alto padrão. A avaliação rigorosa pode resultar na premiação de ouro, prata ou bronze.

SOBRE O GRUPO UNICAMP VENTURES

O Unicamp Ventures é uma rede de relacionamento dinâmica, composta por empreendedores de empresas-filhas da Unicamp, com o propósito de unir os empreendedores da Universidade. o Grupo surgiu em 2006, durante o 1º Encontro de Empreendedores da Universidade, promovendo a troca de experiências e debates sobre temas estratégicos. Ao fortalecer esses vínculos, o Unicamp Ventures busca impulsionar o ecossistema de inovação e potencializar o desenvolvimento das empresas-filhas.

Acesse o site do Unicamp Ventures para saber de outros eventos e iniciativas abertos ao público: https://unicampventures.org.br/

O QUE SÃO EMPRESAS-FILHAS?

As empresas-filhas da Unicamp são empreendimentos fundados por alunos, egressos, pessoas que têm vínculos empregatícios com a Unicamp ou negócios incubados/graduados pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp); também incluem-se as empresas spin-offs acadêmicas, aquelas geradas a partir de um conhecimento da Universidade.

Descubra mais sobre o processo de registro para se tornar uma empresa-filha da Unicamp, acessando este link: https://www.inova.unicamp.br/cadastro-filhas/