21 jan Educação Corporativa: cresça nos negócios e na profissão
Foto de capa: Christina Morillo (via Pexels)
Artigo de Virgilio Marques dos Santos
Marques é doutor em Processos e Fabricação pela Unicamp, CEO e cofundador da FM2S Educação e Consultoria, professor do curso de extensão do Núcleo de Estudos em Melhoria Organizacional (NEMO) da Unicamp e conselheiro do grupo de ex-alunos empreendedores Unicamp Ventures.
Desde o momento em que nascemos, é esperado pela maioria dos nossos pais que estudemos, em média, até a faixa dos 25 anos devido à importância reconhecida do ensino fundamental, médio e superior. Mas não há clareza e nem uniformidade sobre os próximos passos na trilha da educação após a faculdade. Por exemplo, alguns fazem uma pausa, outros emendam o mestrado ou fazem cursos de aperfeiçoamento profissional e especializações. A única certeza que eu sempre levei comigo é que não podemos parar em definitivo.
Nesse contexto, vejo como um espaço a ser explorado melhor por profissionais e empresas a educação corporativa. Ao contrário do papel de formação das escolas e universidades, que muitas vezes oferecem um conhecimento mais abrangente e analítico, esse tipo de ensino tem como objetivo principal o desenvolvimento de competências mais específicas para o exercício da profissão. É por meio dela que um profissional se aprimora e alcança o destaque em sua área e também que uma companhia pode lapidar seus funcionários para trazer mais resultados em seus negócios.
Benefícios da educação corporativa
Empresas no Brasil, e em outros países, encontram dificuldades em contratar profissionais qualificados. As companhias buscam pessoas que apresentem um extenso conjunto de habilidades e também comportamentos que estejam alinhados a suas culturas organizacionais. Portanto, admitir um funcionário retilíneo com as capacitações necessárias ou investir em educação corporativa dentro da companhia se torna a solução, além de ser um forte elemento para o crescimento da empresa, conforme apresentou um estudo divulgado pela Association for Talent Development (ATD) sobre o aumento de até 218% na produtividade e nos resultados das equipes que receberam o investimento em treinamento e cursos de desenvolvimento.
Quando comecei a entender mais sobre educação corporativa, notei ainda que os benefícios podiam ir além dos resultados mostrados pela pesquisa da ATD. As vantagens em estimular treinamentos e cursos dentro das companhias e de um profissional buscar conhecimento para crescer na profissão são inúmeros. Os ganhos podem ser um ambiente de trabalho melhor, menos turnover (taxa de rotatividade de funcionários) dentro da empresa, mais criatividade aos profissionais, employer branding (imagem positiva da empresa para seus times) e, em especial, mais inovação.
Quando um colaborador passa por uma educação corporativa e recebe o treinamento adequado, ele se torna apto a dominar suas demandas de forma correta, e passa a entender suas atividades com mais conhecimento. Desse modo, ele se torna um agente capaz de analisar os processos com maior criticidade. Isso o torna um profissional passível de gerar inovação para os produtos e serviços da empresa e, é claro, para si mesmo.
Dificuldades em obter uma educação corporativa adequada
Dada uma lacuna de competências identificadas em sua equipe, algumas empresas auxiliam seus profissionais escolhendo e adquirindo treinamentos corporativos que poderão fornecer a capacitação necessária para que seus colaboradores a desenvolvam. Entretanto, infelizmente, nem todas as empresas fazem dessa forma ou, mesmo as que fazem, não conseguem abranger todos os funcionários.
Por conta disso, são inúmeros os casos de analistas que nunca tiveram treinamento providos pelo seu empregador. Para esses, restam duas alternativas: ser protagonista do seu desenvolvimento ou correr o risco da estagnação profissional, já que as competências, se não aprimoradas, atrofiam ou perecem frente às novas tecnologias que surgem.
Mas, mesmo os que escolhem ir atrás de mais conhecimento e aprimoramento, se deparam com uma enorme rede de ofertas dentro do universo profissional, podendo se perder no que é mais produtivo e gratificante para alavancar suas carreiras. Isso porque na educação corporativa é possível encontrar vários tipos de cursos e treinamentos, dos práticos aos teóricos: desde capacitações para dominar inúmeras habilidades, como a utilização de um software (conhecido como hard skills), ou negociar com outras pessoas (soft skills). Toda essa abundância de oferta gera um impasse na vida do profissional: como escolher qual aperfeiçoamento é necessário para sua carreira?
Como detectar os espaços de aprendizado na carreira
Foi pensando nessa dificuldade de muitas empresas e profissionais em identificar as lacunas de habilidades e o que aprender para se atingir os objetivos desejados que na FM2S, empresa-filha da Unicamp dedicada a treinamentos e consultoria profissional, criamos um robô que rastreia e sugere os cursos mais adequados, uma pesquisa realizada com base nos dados dos principais sites de vagas que indicam para cada cargo quais são as atividades e certificações desejadas.
Criamos esse robô tanto pela demanda quanto por alinhamento aos nossos valores. Para nós, a educação corporativa deve ser pensada sob a ótica da intenção profissional do indivíduo e da necessidade de cada cargo. Por exemplo, se o objetivo de carreira de um profissional é a alcançar a vaga de gerente financeiro de uma empresa de médio porte, nós sabemos exatamente quais são as competências que o mercado procura para essa vaga. Diante disso, fazemos uma avaliação das competências atuais do profissional e lançamos uma série de projetos e conteúdo que o aluno terá acesso para desenvolvê-las, tornando a educação corporativa mais objetiva e protegendo o profissional do risco de perder o foco pelos modismos.
Por isso, gostaria de convidar você, leitor que deseja se aprimorar profissionalmente, a conhecer nosso robô e também os treinamentos da FM2S. Para esse primeiro contato, convido a conhecerem os nossos cursos e conteúdos gratuitos, disponíveis em nosso site. E se tiver dúvidas, pode conversar com nossa equipe. Seja bem-vindo à liderança de sua carreira.
Confira outras notícias:
Conselho do Unicamp Ventures é renovado com dois ex-alunos empreendedores