
05 out Empresas-filhas da Unicamp são destaque na THE World Academic Summit
O ecossistema da Unicamp foi citado como exemplo para o desenvolvimento econômico durante evento mundial de educação da Times Higher Education (THE), reconhecido ranking universitário
Texto: Ana Paula Palazi | Foto: Alison Bert
O ecossistema da Unicamp foi destaque no evento de abertura da Cúpula Acadêmica Mundial para a Times Higher Education (THE), realizado na Universidade de Toronto, no Canadá. Durante a palestra de abertura, a CEO da Elsevier, Kumsal Bayazit, comparou os resultados das empresas-filhas da Unicamp com dados do Russell Group, no Reino Unido, e da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.
As mais de mil empresas-filhas criadas por ex-alunos da Unicamp foram citadas como exemplo do impacto positivo que as universidades podem gerar como motores do desenvolvimento econômico. Os exemplos de empresas-filhas unicórnios como o grupo Movile, que controla o iFood, e o QuintoAndar foram lembrados entre os indicadores. O Russell Group, que representa 24 das principais instituições de educação superior do Reino Unido, se destacou pela geração de 87 bilhões de libras em valor econômico no Reino Unido, em 2017. Enquanto a UC contribuiu com cerca de 82 bilhões de dólares para a produção econômica da Califórnia.
O vice-presidente sênior de redes de pesquisa na Elsevier – uma das principais editoras científicas do mundo -, Carlos Henrique de Brito Cruz, diz que esse resultado reflete as oportunidades que a Unicamp oferece para uma boa formação universitária. Para o professor emérito do Instituto de Física e ex-reitor da Unicamp, a maior contribuição que uma universidade pode dar à sociedade é a educação de seus estudantes.
“O caso das empresas-filhas da Unicamp é reconhecido mundialmente devido à dimensão das realizações das empresas e ao reconhecimento acadêmico que tem a Unicamp. Não há muitas universidades no mundo que podem mostrar uma relação de mais de mil empresas criadas por seus alunos, professores e funcionários e que mantêm algum vínculo com a universidade. O fato de a Unicamp acompanhar as empresas-filhas também é singular”, pontua o professor.