Conheça as empresas-filhas da Unicamp que estão entre as 100 Startups to Watch 2024

Foto interna de um homem manuseando instrumentos de laboratório. No registro, o homem encontra-se de lado para a câmera, em destaque, com elementos do laboratório em desfoque no primeiro plano. Ele veste jaleco branco, usa óculos e luvas azuis. Fim da descrição.

Conheça as empresas-filhas da Unicamp que estão entre as 100 Startups to Watch 2024

Lista divulgada pela revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios menciona cinco empreendimentos com sócios que tiveram conexão com a Unicamp

Texto: Isabele Scavassa – Inova Unicamp | Foto: Pedro Amatuzzi – Inova Unicamp

A lista 100 Startups to Watch 2024, organizada pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios e anunciada na última semana, trouxe cinco empresas-filhas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) entre os nomes elencados. São elas Apexzymes, na categoria “Indústria”; Incentiv, no segmento “Impacto”; e Ehrena, Epistemic e Onkos Diagnósticos Moleculares na seção de “Saúde e Bem-estar”. 

A seleção, segundo a revista, contou com um time de 58 embaixadores para avaliar as empresas mais promissoras do cenário de inovação brasileiro. As cem empresas de destaque se sobressaíram entre uma lista com 1.979 startups cadastradas e que participaram do processo em 2024. 

Em sua sétima edição, a lista é publicada anualmente em parceria com EloGroup, Innovc, Valor Econômico e Época NEGÓCIOS. Neste ano, a análise demonstrou que a maior parte das empresas está nas fases de tração (51%) e escala (38%). Na lista final, o segmento com mais integrantes foi o de Tecnologia da Informação, com 22 startups, seguido por Saúde e Finanças, com 17 e 9 representantes, respectivamente. 

Saiba quem são as empresas-filhas da Unicamp listadas na 100 STW 2024:

Apexzymes

A APEXzymes é uma startup focada no desenvolvimento de tecnologias de alta eficiência para a produção industrial de biofertlizantes e de enzimas aplicadas nos setores de biocombustíveis e alimentício. A equipe utiliza o estado da arte da engenharia genética e de processo para atender as atuais demandas da indústria. Atualmente, ela participa do programa de incubação da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp)

Ehrena 

A Ehrena é uma empresa-filha da Unicamp que também está hospedada no Parque Científico e Tecnológico da Universidade. Ela conta com uma equipe técnica e multidisciplinar que trabalha com o Nanoativ, um composto biocida eficaz contra o vírus SARS-CoV-2 e microrganismos patogênicos, principal produto oferecido pela startup. O Nanoativ é aplicável a diversos setores da indústria, como é o caso da fita adesiva lançada pela empresa, que protege superfícies contra o vírus por até 25 dias.

Epistemic

A Epistemic trabalha com inovações tecnológicas para melhorar a qualidade de vida de pessoas com epilepsia. A startup foi criada em 2015. Entre as soluções desenvolvidas está um dispositivo vestível que prevê crises de epilepsia com até 30 minutos de antecedência, pensado para dar mais autonomia às pessoas que apresentam alterações neurológicas. O produto em forma de tiara está em fase de testes clínicos. A empresa foi premiada na categoria “Liderança Feminina” do Prêmio Empreendedor da Unicamp 2021. 

Incentiv 

A Incentiv é startup de inovação tributária e que venceu o Prêmio Empreendedor da Unicamp 2022 na categoria Impacto Socioambiental. Com sua expertise e conhecimento em inovação e tecnologia, a empresa-filha da Unicamp simplifica e torna mais acessível a utilização das leis de incentivo fiscal. A plataforma desenvolvida e oferecida pelo empreendimento conecta empresas, instituições e projetos sociais, proporcionando transparência, agilidade e eficiência na gestão de recursos e na promoção do bem-estar social. 

Onkos

A Onkos é um laboratório dedicado ao desenvolvimento de exames diagnósticos moleculares proprietários em oncologia. Desde 2015, a empresa-filha da Unicamp trabalha em pesquisa e no desenvolvimento de tecnologias médicas de última geração que buscam solucionar incertezas diagnósticas que auxiliam na tomada de decisão médica e evitam desperdícios para o sistema de saúde.