19 nov Andrea Matsui é eleita a Empreendedora do Ano 2024 da Unicamp
CEO da Generation Brasil, egressa da FEEC Unicamp também recebeu troféu representando a empresa-filha, que foi vencedora do Prêmio Empreendedor, realizado pela Inova Unicamp, na categoria de Impacto Socioambiental & Diversidade
Texto: André Gobi – Inova Unicamp | Fotos: Pedro Amatuzzi – Inova Unicamp
Andrea Matsui, CEO da Generation Brasil, foi eleita a Empreendedora do Ano 2024 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em cerimônia realizada na última quinta-feira, 14 de novembro. A empreendedora esteve presente no 19º Encontro Anual Unicamp Ventures para receber o troféu de Pessoa Empreendedora do Ano, concedido pela Agência de Inovação Inova Unicamp e entregue por seu diretor-executivo, o professor Renato Lopes. A 19ª edição do Encontro UV foi realizada no auditório da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FECFAU) da Unicamp, no campus de Barão Geraldo.
A premiação da pessoa empreendedora é um dos principais reconhecimentos dentro do Prêmio Empreendedor da Unicamp, que está em sua oitava edição e é organizado pela Inova Unicamp com apoio do grupo de empreendedores chamado Unicamp Ventures. O professor Renato Lopes enalteceu a empreendedora ao anunciar a vencedora do Prêmio.
“Foi uma escolha bastante difícil porque tivemos quatro excelentes finalistas, que apresentaram muito bem seus pitches. Mas o pitch da Generation Brasil, apresentado pela Andrea, foi emocionante e mostrou o grande impacto social que vem sendo proporcionado pela empresa, promovendo ensino e mobilidade social”, destacou Lopes.
Matsui, que é formada em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da Unicamp, já havia recebido durante o evento outro troféu em nome da Generation Brasil, empresa-filha da Unicamp vencedora do Prêmio Empreendedor da Unicamp 2024 na categoria Impacto Socioambiental & Diversidade. O troféu desta categoria foi entregue por Eduardo Neger, eleito o Empreendedor do Ano da Unicamp em 2017, primeira edição da premiação, ex-conselheiro do grupo Unicamp Ventures e diretor da empresa-filha Neger Telecom, patrocinadora do Prêmio neste ano.
A Generation Brasil atua nos setores de educação e empregabilidade, oferecendo cursos gratuitos nas áreas de Tecnologia e Vendas para pessoas em situação de vulnerabilidade social, formando jovens profissionais a fim de que possam entrar no mercado de trabalho com perspectivas de crescimento em suas profissões. Entre os critérios para a escolha de Matsui como Empreendedora do Ano da Unicamp, destacam-se o seu desempenho para o sucesso da empresa e o impacto social alcançado pelo empreendimento.
A Empreendedora do Ano 2024 foi escolhida entre os quatro finalistas que também foram os representantes das empresas-filhas vencedoras nas categorias de Impacto Socioambiental & Diversidade, Liderança Feminina, Inovação e Maior Crescimento (Scale-Up), que apresentaram os pitches de suas startups durante a cerimônia.
“A Unicamp é minha casa, vim para a Universidade com 17 anos e foi onde me descobri, tanto como ser humano quanto como profissional. O Prêmio na categoria de Impacto Socioambiental & Diversidade que a empresa recebeu já foi algo incrível e, ainda assim, receber este outro Prêmio, agora como a de Empreendedora do Ano da Unicamp, não tem tamanho. Este Prêmio representa muita coisa para mim, sou muito grata, não tenho nem palavras”, agradeceu Matsui.
Além do troféu, a empreendedora também ganhou 2 ingressos da Inova para participar gratuitamente da feira internacional Mobile World Capital (MWC) e de seu evento para startups, o Four Years From Now (4YFN), que será realizado em março de 2025 em Barcelona, Espanha, assim como uma ajuda de custo de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) e um RuralMAX (aparelho que amplia a conectividade em regiões rurais e remotas), os dois últimos prêmios oferecidos pela patrocinadora Neger Telecom.
Trajetória empreendedora na Unicamp de Andrea Matsui
Após sua formação na Unicamp, Matsui trabalhou por anos no mercado financeiro, no Citibank, e também em empresas de grande porte, como AmBev, onde teve suas primeiras experiências profissionais atuando na área de impacto social com projetos que lidavam diretamente em questões ligadas ao meio-ambiente, à saúde e ao bem-estar, entre outros temas.
Foi a partir da realização de um MBA nos Estados Unidos que a empreendedora teve contato maior com ações de impacto social e decidiu, mesmo com uma carreira bem estabelecida, mudar de ramo e atuar com atividades onde o impacto pudesse ser mais rápido e mais efetivo na vida das pessoas. Foi quando resolveu atuar na área de educação, por conta do poder transformador do ensino que experienciou na Unicamp e outros ambientes.
Matsui decidiu empreender por meio da Alicerce Educação, uma empresa de impacto social que atua no desenvolvimento de forma acelerada na educação de base para pessoas de qualquer idade e em todo contexto social, promovendo reforço educacional principalmente nas disciplinas de português e matemática. A partir desta experiência, a empreendedora identificou mais formas de auxiliar pessoas em situação de vulnerabilidade de uma forma que atendesse às necessidades do mercado em relação à mão de obra qualificada.
“Fazer pelos outros o que fizeram por mim”, disse Matsui sobre o principal motivador que a levou a mudar de carreira e empreender na área de impacto educacional, seguindo um caminho que a levou a ser CEO na Generation Brasil.
“Eu fui bolsista minha vida inteira, desde o tempo da escola, no cursinho pré-vestibular, na Unicamp, fiz também um MBA com bolsa de estudos. Todas foram essenciais e transformadoras em minha vida”, enfatizou Matsui.
A Generation Brasil e a sua relação com a Unicamp
A Generation Brasil atua com o propósito de promover impacto social de forma rápida e mobilidade socioeconômica através da formação e empregabilidade de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
O acesso aos programas oferecidos é totalmente gratuito e, segundo a empresa-filha da Unicamp, mais de 3.500 alunos já foram atendidos. A Generation Brasil também calcula que 90% de seus alunos são jovens entre 18 e 29 anos, sendo aproximadamente 40% mulheres e 44% pessoas negras. Segundo dados da empresa, cerca de 80% dos alunos que passaram pelo seu programa foram empregados em até seis meses após sua formação e cerca de 70% obtiveram, por meio desses empregos, renda suficiente para poder economizar e fazer alguns investimentos, como se mudar para uma moradia de melhor qualidade ou até comprar uma casa própria.
“O trabalho realizado na Generation Brasil tem um impacto social transformador, pois são jovens em situação de vulnerabilidade social, sem trabalho e sem estudo, muitas vezes em famílias compostas por até oito pessoas. Então quando esse jovem consegue um emprego, a renda familiar dobra e isso transforma a vida de todos em seu entorno”.
Kátia Kishi, supervisora de comunicação da Inova Unicamp, área responsável pela realização do Encontro Anual UV e do Prêmio Empreendedor da Unicamp, destacou o fortalecimento do ecossistema empreendedor da Universidade por meio do evento, que também promove uma intensa atividade de networking entre as empresas-filhas.
“Esses encontros entre os empreendedores que nós promovemos qualificam ainda mais o ecossistema fomentado pela Inova, pois por meio dessas ações de comunicação promovemos a cultura do empreendedorismo e fortalecemos uma rede de empreendedores e empresas-filhas da Unicamp, que se conectam e podem firmar novas parcerias em diversas frentes”, comentou Kishi.
Segundo Matsui, um dos motivos de ter cadastrado a Generation Brasil como uma empresa-filha da Unicamp é se aproximar mais do ecossistema empreendedor promovido pela Inova Unicamp, além de se reconectar com a Universidade. Um dos objetivos dessa relação é formar parcerias com outras empresas-filhas da Universidade, trabalhando para que esses empreendimentos possam ser destinos de profissionais formados pela Generation Brasil.
“A Generation Brasil atua em várias cidades e Campinas é uma delas. Como existe um ecossistema empreendedor de empresas-filhas da Unicamp, temos em nosso horizonte criar um relacionamento para que essas empresas-filhas possam recrutar os nossos alunos formados, de forma a aumentar ainda mais o impacto social, sendo proporcionado não somente pela Generation Brasil, mas por todo esse ecossistema empreendedor fomentado pela Inova Unicamp”, declarou a premiada.
Prêmio Empreendedor da Unicamp
O Prêmio Empreendedor da Unicamp é organizado anualmente pela Agência de Inovação Inova Unicamp e pelo grupo de empreendedores Unicamp Ventures. Ele é aberto a todas as empresas-filhas da Unicamp cadastradas na base de dados da Inova que se inscrevem para concorrer em quatro categorias: Impacto Socioambiental & Diversidade, Inovação, Liderança Feminina e Maior Crescimento (Scale-up).
Os representantes das empresas vencedoras concorrem automaticamente na categoria de Pessoa Empreendedora do Ano da Unicamp, apresentando seus pitches durante a cerimônia do evento e avaliados por uma banca especializada.
A edição de 2024 do Prêmio Empreendedor da Unicamp foi patrocinada pela Neger Telecom.