Do zero à Sim!: A trajetória empreendedora do desenvolvimento de uma cerveja sem álcool

A imagem mostra três latinhas fechadas da "SIM! CERVEJA". Uma das latinhas é verde, outra vermelha e outra na cor azul. Fim da descrição.

Do zero à Sim!: A trajetória empreendedora do desenvolvimento de uma cerveja sem álcool

 

Artigo escrito por David Figueira, CO-Founder da Sim! Cerveja Sem Álcool, diretor Industrial da Cervejaria Cogumelo, ex-diretor de Operações do Grupo Lamas e ex-presidente executivo do Grupo Unicamp Ventures.

 

 

A história da Sim! Cerveja Sem Álcool, a primeira cervejaria Brasileira dedicada a fazer cervejas, boas, sem álcool.

Depois de anos adormecido na escrita, resolvi voltar a praticar o hábito da escrita “a la blog” (como nos velhos tempos do blog da Lamas Bier). A ideia é contar, em algumas partes, a história que nos fez criar a Sim! Cerveja Sem Álcool.

Desde que começamos o projeto da Sim! Cerveja Sem Álcool esta é a pergunta (com tom de indignação) que mais ouço dos colegas do meio: Cerveja Sem Álcool? Sério??

Estou envolvido com o mundo das Cervejas (especialmente as Artesanais) há quase 20 anos. Então, não seria surpresa eu ouvir isso com tom pejorativo dos meus pares, tanto pelo fato de trocar o álcool por algo mais saudável e até pelo tom de espanto (de pós-conceito mesmo) de cerveja sem álcool, até então de ter fama (com toda razão) de ser muito ruim de se beber e não lembrar em nada uma cerveja.

Estes dois pontos, sem dúvida, foram os motivadores para encarar este grande desafio: fazer cerveja, realmente boa, sem álcool e usar nossa influência no meio para tentar mitigar o consumo em excesso de álcool. Mas, como cientista, devo confessar que o principal ponto mesmo, o catalizador da ideia, foi o desafio de se fazer uma cerveja boa (tecnicamente e cientificamente falando). Seria possível ter cerveja boa sem álcool? Essa era a pergunta que mergulharíamos de cabeça. Acontece que nessa jornada de se buscar uma cerveja boa e sem álcool descobri que havia muito mais coisa envolvida e principalmente ligada a uma mudança de estilo de vida.

 

Mas qual foi o clique? Como surgiu a ideia?

A ideia de ser fazer cerveja boa, sem álcool, não saiu do papel pelas nossas mãos, mas das mãos de nossos colegas da americana Athletic Brewing Co. (a referência quando se fala em cervejas sem álcool). Venho acompanhando-os desde o seu surgimento, em 2017, e a revolução que eles vêm causando. Nesse tempo tentei até licenciar a produção deles aqui no Brasil, mas sem sucesso. A ideia ficou adormecida. Até que em 2022 fui convidado para uma palestra no Inova Trade Show (organizado pelo Fundação Fórum Campinas Inovadora e pela Inova Unicamp – Agência de Inovação da Unicamp ) onde deveria abordar alguns desafios técnicos/científicos que eu tinha dentro de nossa incubadora de cervejarias, a Cervejaria Cogumelo. Na plateia, em teoria, estariam atores do meio industrial e científico, que poderiam me ajudar com os desafios que eu iria apresentar. Detalhe: nessa apresentação não havia nenhuma menção sobre cervejas sem álcool, pelo contrário, apresentei desafios que encontramos no dia a dia de uma fábrica convencional de cervejas dedicada a terceirização.

Terminada minha apresentação, hora das perguntas. Diversas interações com a plateia, até que uma senhora levanta a mão e pergunta: “Se vocês têm todas essas tecnologias para fazer cervejas, porque não fazem uma cerveja boa sem álcool?”. Passado uns segundos do susto da pergunta inesperada, respondi que apesar de estar no nosso radar, não tínhamos tecnologia desenvolvida naquele momento para fazer uma cerveja sem álcool. Um detalhe que torna essa história, pelo menos para mim, inspiradora: esta senhora não era de nenhuma universidade, de nenhuma empresa de tecnologia, de nenhum centro de pesquisa. Ela era uma funcionária da Prefeitura de Campinas que gosta de anotar em um caderninho ideias e de perguntar para as pessoas se não é possível que alguma daquelas ideias funcionem. E a ideia dela de ser ter uma cerveja boa sem álcool tinha um motivo, quase pessoal: para ela era importante para diminuir os acidentes de carros, as brigas em casa e todos os problemas que o excesso de álcool causam.

Lembram lá no início do texto que eu disse as duas motivações para o esse projeto? Essa senhora me abriu a mente para a segunda motivação, juntamente com a primeira.

Neste dia, voltei para a Cervejaria Cogumelo, reuni nosso time técnico e questionei: “Temos de fazer uma cerveja boa sem álcool”. Nascia aqui a, Sim! Cerveja Sem Álcool, a cervejaria sem álcool mais premiada da América Latina.

Esta história continua…..

ps: em tempos de IA, esse disclaimer é importante: nada neste texto foi feito por IA. Fiz como nos velhos tempos mesmo.