Pesquisa Brasil | Radar acoplado a drone monitora plantações e enxerga o subsolo

Fotografia. A imagem mostra um drone DJI Matrice 300 RTK voando em um céu azul claro com algumas nuvens brancas. O drone é preto e tem seis rotores. Ele está carregando uma câmera ou sensor na parte inferior. Abaixo do drone, há uma paisagem verde e ondulada com árvores e colinas. O primeiro plano mostra mais árvores e vegetação exuberante, sugerindo que a foto foi tirada em uma área rural ou florestal. Fim da descrição.

Pesquisa Brasil | Radar acoplado a drone monitora plantações e enxerga o subsolo

Aparelho criado por empresa-filha da Unicamp é tema de podcast do portal Pesquisa Fapesp

O trabalho desenvolvido pela Radazempresa-filha da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), foi tema do Podcast Pesquisa Brasil, no mês de março. Produzido pela Pesquisa Fapesp, o programa de áudio entrevistou o fundador da startup, Hugo Hernández Figueroa, docente da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Unicamp.

Um dos destaques do programa foi a explicação sobre a tecnologia utilizada pela empresa, que consiste em um drone aprimorado com sensores e inteligência artifical para otimizar o sensoriamento de áreas sobrevoadas. Na prática, isso garante uma melhoria no monitoramento agrícola, por exemplo, incluindo análise de solo – que também permite encontrar jazidas minerais, formigueiros e ossadas no subsolo.

Figueroa explica, em entrevista, que isso é possível por meio da tecnologia de radar de abertura sintética (conhecido como SAR, do inlgês, Synthetic Aperture Radar). Segundo ele, o princípio do SAR é usar o radar em movimento para emular uma antena significativamente maior do que as que compõem o próprio radar. Como a diretividade da antena aumenta com seu tamanho, a resolução do sistema também se torna maior.

▶️ Ouça o podcast completo aqui.