
14 maio Empresa-filha da Unicamp é premiada na World Beer Cup 2025
Considerada a Olimpíada da cerveja, competição reuniu 8.374 bebidas de 49 países
Texto: Marcelo Oliveira – Comunicação Estratégica Campinas | Adaptação: Vinicíos Rosa – Inova Unicamp | Fotos: Divulgação Sim!, Cerveja
A Sim! Cerveja, uma das mais de 1.500 empresas-filhas cadastradas na base da Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas (Inova Unicamp), e co-fundada por David Figueira, mestre e doutor pela Unicamp e também ex-presidente-executivo do Unicamp Ventures, lançou em dezembro de 2024 a Melancia Sour n’ Salt e conquistou medalha de ouro na categoria de cervejas sem álcool na Word Beer Cup 2025, realizada nos Estados Unidos.
A competição mundial, criada em 1996, é considerada a Olimpíada das cervejas. Neste ano, ela reuniu 8.374 bebidas de 49 países, avaliadas por 265 jurados.

Cerveja Melancia Sour n’ Salt, edição limitada produzida pela Sim!, Cerveja
A Melancia Sour n’ Salt é uma releitura de um estilo clássico do mundo cervejeiro, a gose. Trata-se de um estilo de cerveja ácida e com um toque salgadinho, junto com uma carga abundante de frutas. A bebida foi desenvolvida e criada com uma proposta de promover o equilíbrio entre acidez e o toque levemente salgado das gose, combinado com o sabor refrescante da melancia.
Na Word Beer Cup os jurados fazem as provas das bebidas inscritas à cega. Eles avaliam itens como estilo, proposta do produto, aroma e se a bebida apresenta algum defeito. Depois disso, dão notas de 0 a 50 para cada cerveja.
“Já conquistamos mais de dez premiações nacionais e mundiais com nossas cervejas sem álcool, mas a conquista o título de melhor cerveja do mundo em nosso nicho de mercado, ainda incipiente no Brasil, é um grande reconhecimento e um marco do trabalho que a empresa e seus colaboradores estão fazendo”, diz David Figueira, co-founder da Sim! Cerveja e Diretor Industrial da Cervejaria Cogumelo.
A Sim! Cerveja foi criada durante a pandemia. Em uma palestra no Inova Trade Show, organizado pela Fundação Fórum Campinas Inovadora e pela Inova Unicamp, onde Figueira buscava respostas para ampliar a visibilidade e os negócios da marca, uma das participantes questionou por que não desenvolver uma cerveja sem álcool, que atendesse tanto os amantes da cerveja como outros públicos, como o fitness, por exemplo.
“Levamos a ideia para nossa equipe de desenvolvimento e trabalhamos nesse projeto e pesquisas para desenvolver uma cerveja 100% sem álcool durante dois anos”, explica David. “Desde então, focamos nossos negócios no mundo das cervejas sem álcool, que vem crescendo e se expandido aqui no Brasil e no mundo, graças a novos consumidores que buscam qualidade e um estilo de vida mais saudável, sem deixar de ter o sabor e prazer do gosto da cerveja”, finaliza.
SOBRE A WORD BEER CUP
A World Beer Cup, apelidada de “Olimpíadas da cerveja”, é uma competição anual que celebra a arte e a ciência da fabricação de cerveja desde 1996. Seu objetivo é conscientizar os consumidores sobre diversos estilos e sabores, promovendo a excelência global na produção cervejeira. A competição reconhece a qualidade em mais de 100 categorias, premiando as melhores cervejas avaliadas por profissionais da indústria e garantindo aos consumidores a identificação de produtos de alto padrão. A avaliação rigorosa pode resultar na premiação de ouro, prata ou bronze.
SOBRE O GRUPO UNICAMP VENTURES
O Unicamp Ventures é uma rede de relacionamento dinâmica, composta por empreendedores de empresas-filhas da Unicamp, com o propósito de unir os empreendedores da Universidade. o Grupo surgiu em 2006, durante o 1º Encontro de Empreendedores da Universidade, promovendo a troca de experiências e debates sobre temas estratégicos. Ao fortalecer esses vínculos, o Unicamp Ventures busca impulsionar o ecossistema de inovação e potencializar o desenvolvimento das empresas-filhas.
Acesse o site do Unicamp Ventures para saber de outros eventos e iniciativas abertos ao público: https://unicampventures.org.br/
O QUE SÃO EMPRESAS-FILHAS?
As empresas-filhas da Unicamp são empreendimentos fundados por alunos, egressos, pessoas que têm vínculos empregatícios com a Unicamp ou negócios incubados/graduados pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp); também incluem-se as empresas spin-offs acadêmicas, aquelas geradas a partir de um conhecimento da Universidade.
Descubra mais sobre o processo de registro para se tornar uma empresa-filha da Unicamp, acessando este link: https://www.inova.unicamp.br/cadastro-filhas/