21 dez Conselho do Unicamp Ventures é renovado com dois ex-alunos empreendedores
Por Kátia Kishi
Neste mês de dezembro, dois ex-alunos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) empreendedores assumem seus postos como conselheiros do grupo Unicamp Ventures (UV), organização que reúne e fomenta atividades de conexão e relacionamento entre os sócios de empresas-filhas que têm ou tiveram vínculo com a Universidade, em sua maioria (92%) alunos ou ex-alunos.
O conselho UV é formado por seis sócios de diferentes empresas-filhas mais três vagas ocupadas obrigatoriamente: pelo presidente do conselho, sempre a atual liderança da Agência de Inovação da Unicamp (Inova) que conecta o grupo à Universidade, pela atual presidência executiva (atualmente, David Figueira) e quem lhe antecedeu (José Augusto Moura), totalizando nove pessoas que trabalham de modo pro bono em prol do coletivo de empresas-filhas.
Entre as seis vagas eletivas, duas tiveram seus mandatos encerrados em 2020 com abertura de chamada pública para sua renovação a partir de propostas dos candidatos, que foram avaliadas pelos membros da gestão anterior do conselho.
“Vimos um interesse grande com 12 candidatos para apenas duas vagas neste ano. Mas em 2021 haverá uma nova abertura e já antecipamos aos interessados a ficarem atentos à nova data para se candidatarem novamente”, comenta o professor Newton Frateschi, diretor-executivo da Inova Unicamp e presidente do conselho UV sobre a concorrência.
Os dois novos conselheiros com mandatos para os próximos dois anos são:
- Eduardo Neger, engenheiro eletricista formado pela Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) Unicamp e cofundador das empresas-filhas Neger Telecom e Drone Control. Ele já foi vencedor em Inovação do Prêmio Empreendedor de 2017 e selecionado o Empreendedor do Ano.
- Sonia Mabel Alvarado, advogada tributarista especializada em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica (GEIT) pela Unicamp e atual aluna de mestrado em Política Científica e Tecnológica pelo Instituto de Geociências da Unicamp. Ela é a fundadora da empresa-filha Alcance Innovation Consulting.
O objetivo central do conselho UV é planejar e executar atividades de conexão entre as empresas-filhas e o ecossistema inovador, especialmente ao redor da Unicamp, como prospecção de patrocínio e curadoria de conteúdos para os eventos, mentorias nos programas de formação e cultura ao empreendedorismo da Universidade e outras ações de impacto positivo para a comunidade empreendedora da Unicamp. Alvarado explica que a oportunidade de contribuir com sua experiência para novos empreendedores é o que mais a motivou a se tornar conselheira:
“Tenho como propósito profissional contribuir com as pessoas que se lançam no desafio de empreender e precisam tomar decisões em campos que nem sempre dominam. Como consultora, seja na área jurídica, de gestão organizacional ou de inovação, o meu papel é apoiar e orientar as melhores decisões dentro dos objetivos que foram ou serão definidos, como apresentar ferramentas e metodologias para criar segurança no desenvolvimento da trajetória empreendedora”, justifica Alvarado, que atualmente mora no Rio de Janeiro e passou a participar das atividades do grupo a partir dos webinars deste ano.
Na mesma sintonia que Neger se candidatou à posição, com foco especial em auxiliar empresas de base tecnológica por conhecer os desafios do ramo de negócio, seja em regulamentação e tributação de setores nascentes ou de prototipagem, custos e mercado de produtos tecnológicos no Brasil. Segundo ele, a conexão e suporte coletivo se faz necessário para se ter sucesso nesses segmentos:
“É a oportunidade de poder contribuir com ações de aproximação entre a Unicamp e as empresas-filhas, especialmente as de base tecnológica, seja com parcerias futuras em pesquisas pontuais ou para captação de talentos da Universidade ou para formação de um ambiente perene de inovação e desenvolvimento de tecnologias aplicáveis a novos negócios. Integrar o conselho é uma forma de auxiliar neste processo. Em vez de defender o próprio peixe, a estratégia é contribuir para o êxito do cardume”, explica o Empreendedor do Ano 2017 que vivenciou os benefícios de sua aproximação com a Universidade e os retorna em forma de sua atuação no conselho.
Coloque os webinars Unicamp Ventures 2021 na agenda!
Os eventos virtuais para 2021 já estão sendo planejados. Ao todo, serão realizados seis webinars via Zoom. Antecipe-se e coloque na agenda os temas que mais lhe interessam participar.
Se seu interesse for patrocinar os eventos e ter benefícios como a oportunidade da sua empresa palestrar em uma das temáticas ou ter outros tipos de interação como o patrocínio de episódio do podcast UV, converse com a Comunicação da Inova Unicamp para garantir sua participação em: comunicacaoinova@inova.unicamp.br
As inscrições gratuitas estarão abertas conforme as datas dos eventos se aproximarem, sempre das 10h até às 12h, com divulgação no site Unicamp Ventures e nas redes sociais.
- 25 de fevereiro: Eficiência em Gestão
- 29 de abril: Inteligência e Privacidade de Dados
- 24 de junho: Captação de Investimentos
- 19 de agosto: Marketing e Vendas
- 21 de outubro: Encontro Anual com pitches do Prêmio Empreendedor
- 02 de dezembro: Gestão de Pessoas.