Webinar sobre Marketing e Vendas avaliou estratégias para negócios B2C e B2B

Foto tirada da tela do computador com os palestrantes do webinar de Marketing e Vendas

Webinar sobre Marketing e Vendas avaliou estratégias para negócios B2C e B2B

Texto: Carolina Goetten

Empresas que vendem para outras empresas, conhecidas pela sigla B2B (business to business), têm demandas e precisam de estratégias de marketing diferentes das adotadas por empresas B2C (business to consumer), como são conhecidos os empreendimentos que tem como cliente os consumidores finais de algum serviço. Para entender melhor esse debate, foi realizado nessa última quinta-feira (19) um webinar promovido gratuitamente pela Agência de Inovação da Unicamp (Inova) em parceria com o grupo de empreendedores Unicamp Ventures, reunindo virtualmente quase 100 pessoas, em sua maioria empreendedores, interessados no tema.

Todos os palestrantes são ex-alunos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e sócios de empresas-filhas que, além de terem relatado suas experiências com o marketing para promover o crescimento de vendas das empresas, estiveram presentes num debate com perguntas do público.

Entre os aprendizados, Rafael Rez, fundador da Web Estratégica e da Nova Escola do Marketing, destacou a importância de outros tipos de estratégias de marketing que as empresas devem adotar, e que muitas vezes não são digitais, como uma presença ativa em eventos do setor com a intenção de se relacionar com as pessoas e aumentar a rede de contatos (networking): “Não esteja em eventos somente para assistir à palestra. Faça conexões, conheça pessoas, participe do happy hour ou dos intervalos de confraternização que tiver, pois o relacionamento é a chave para o sucesso de uma empresa”, defende o especialista em marketing.

O webinar sobre Marketing e Vendas trouxe ainda a experiência da FM2S, empresa-filha da Unicamp em Educação e Consultoria instalada no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp. O CEO Virgílio dos Santos apresentou sua trajetória no marketing B2C e diversos aprendizados nas tentativas e erros para ir melhorando as estratégias: “Uma das coisas que aprendi foi nunca colocar todos ‘os ovos em uma só cesta’. Ou seja, usar uma série de ações e canais diversificados para atingir o maior número possível de público porque se uma rede social altera sua dinâmica interna, não vai colocar você em risco nem fragilizar o seu negócio”. Santos também ressaltou a importância de buscar conhecimento na área. “Se eu soubesse no início os pontos que trazemos aqui para vocês, teria sido muito mais fácil nos primeiros passos do nosso percurso”, disse.

Para Roseane Ramos, sócia-diretora da empresa-filha Agência Sabiá, a troca de conhecimentos permite evitar dissipar esforços. Ela apresentou no webinar sua experiência no marketing B2B com diversas dicas sobre como identificar o objetivo das ações e como as metrificar para recalcular a rota se necessário. “O marketing é uma vivência diária. Mesmo os melhores planos terão de ser ajustados e corrigidos continuamente”, aconselhou a sócia-diretora da Sabiá.

Para se aprofundar sobre o tema, leia o artigo de Roseane Ramos sobre o tema:

Ou assista à gravação do webinar Marketing e Vendas em:

https://www.youtube.com/watch?v=LXJNghfklIo&ab_channel=InovaUnicamp 

As apresentações disponibilizadas pelos palestrantes estão nos links abaixo: 

Prêmio Empreendedor da Unicamp 2021

É uma empresa-filha da Unicamp e gostaria de interagir em novas ações junto ao ecossistema? Então aproveite que está aberta a chamada para o Prêmio Empreendedor da Unicamp 2021.

Apenas empresas-filhas cadastradas podem submeter um ou mais cases nas seguintes categorias: Impacto Socioambiental, Inovação, Liderança Feminina e Scale-up.

Inscreva-se em: https://unicampventures.org.br/premio-empreendedor/ 

Saiba mais em: